Visitas de familiares nas UCI voltam a ser permitidas na Estremadura espanhola

As visitas de familiares nas Unidades de Cuidados Intensivos voltam a ser permitidas na Estremadura espanhola.

O caminho rumo a uma nova normalidade implica trocas no protocolo de saúde que estão relacionados com o acompanhamento de pessoas que estão doentes ou necessitam de realizar algum exame. Desta forma, o Serviço de Saúde Extremenho já permite visitas aos familiares que estejam internados nas Unidades de Cuidados Intensivos, em qualquer hospital da comunidade. A normativa recomenda que seja sempre a mesma a pessoa que entre nesta Unidade, de forma a minimizar os riscos.

No caso dos pacientes em situação de final de vida autoriza-se o acesso a familiares e parentes próximos, adotando medidas de proteção adequadas.

Relativamente às visitas, no geral, aos pacientes internados em enfermaria, é permitida uma pessoa por doente, em todos os hospitais, se possível, que ela seja vacinada com a vacinação completa contra covid-19, embora seja apenas uma recomendação. Aconselha-se a que se entre no hospital com máscara cirúrgica ou FFP2. É aconselhável que a pessoa que está com o paciente fique no mínimo 24 horas, e os pacientes e seus acompanhantes devem permanecer dentro dos quartos.

Já nos casos excecionais em que seja necessário o acompanhamento de paciente com diagnóstico de covid, isso será feito por um familiar “se possível” com vacinação completa e serão fornecidos os equipamentos de proteção necessários.

Em relação ao serviço de urgência, os familiares não terão acesso, apenas será permitida a entrada de acompanhantes quando os doentes forem menores, pessoas vulneráveis, com deficiência ou com necessidades especiais.

Deve ser evitada a utilização de elevadores, aglomerações nos corredores e nas demais zonas comuns dos centros de saúde, bem como a manutenção de uma distância de 1,5 metros.

Os pacientes externos, por sua vez, devem permanecer sozinhos, a menos que sejam menores, portadores de necessidades especiais, deficiência ou em situação de vulnerabilidade.

Da mesma forma, os menores ainda não terão acesso aos centros de saúde, apenas se comparecerem à consulta, circunstância em que estarão acompanhados por um adulto, preferencialmente um dos pais ou responsável legal.

Em relação às grávidas, é permitido acompanhante nas consultas, no momento do parto e no pós-parto, no entanto as visitas às unidades de Neonatologia e Pediatria ainda não são permitidas.