Equipa de andebol de Badajoz promove atividades de verão

Atividades Andebol Badajoz
A equipa do União de Andebol de Badajoz organiza, entre os dias 21 de Junho e 2 de Julho, uma atividade de verão, na qual, além da modalidade, os jovens poderão desfrutar de outros desportos, ateliers recreativos e piscina ao ar livre.
A programação decorre entre as 9 e as 14 horas com recolha dos jovens às 8 horas e entrega até às 15 horas.

Estremadura sem mortes por Covid-19 há duas semanas

Hospital Badajoz
A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 36 novos casos de Covid-19 e a recuperação de 102 pessoas não havendo mortes a lamentar.
As autoridades de saúde registam esta terça-feira, dia 15, 25 pessoas internadas, duas nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Elvas sem novos casos de Covid-19

Elvas 2
O concelho de Elvas não regista hoje, terça-feira, dia 15 de junho, novos casos de infeção por Covid-19, tendo quatro casos ativos.

Dos 1383 casos já registados, 1351 recuperaram e 28 pessoas morreram.

Lagar-Museu de Campo Maior já reabriu

200237402_4340257969351591_635243062007499628_n
O Lagar-Museu do Palácio Visconde d’Olivã, em Campo Maior, reabriu ao público hoje, terça-feira, dia 15 de junho, depois de ter sido alvo de trabalhos de manutenção e requalificação de algumas das suas valências.
O espaço vai funcionar nos seus horários habituais, de terça-feira a domingo entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas.
O Lagar-Museu, instalado no antigo lagar do Palácio do Visconde d’Olivã, é um espaço que ilustra uma das mais antigas tecnologias ligadas à agricultura, atividade dominante da economia campomaiorense até meados do século XX.
De recordar que, por despacho do Presidente da Câmara, e no âmbito das medidas de revitalização da atividade turística no concelho, tomadas na sequência da pandemia de COVID-19, a entrada em todos os museus municipais é gratuita até ao final do mês de agosto de 2021.

Alentejo tem mais 32 casos de Covid-19

VacinaCovid
A região Alentejo regista esta terça-feira, dia 15, mais 32 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.
Desde o início da pandemia, a região conta com 30 470 infetados e 971 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Portugal registou mais 973 casos Covid e duas mortes

covid19-RCM
Portugal registou, nas últimas 24 horas, 973 novos casos de infeção e a recuperação de 881 doentes. Duas pessoas morreram de ontem para hoje.
Esta terça-feira, dia 15, 346 doentes estão internados (+6), 79 (+2) em unidades de cuidados intensivos.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.049 mortes, 859.045 casos de infeção e 816.503 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Doença crónica mata sete em cada dez pessoas

DrPintaoCarlosFalcato.jpgDoenças crónicas como cancro, diabetes, cardíacas ou os acidentes vasculares cerebrais são responsáveis por sete em cada 10 mortes, causando 41 milhões de óbitos todos os anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O médico Pintão Antunes explica que “o acidente vascular cerebral não é uma doença crónica. Sendo um acidente é uma situação repentina trata-se de um quadro agudo. A pessoa hoje está bem e amanhã morreu de AVC. O que fica são as sequelas do estado aguda. Na doença crónica, a pessoa sofre à muito tempo. Pode é desenvolver um quadro agudo e a pessoa morre”.

Pintão Antunes explica que “uma doença crónica é para o resto da vida, como é o caso da diabetes ou a bronquite crónica”.

As doenças crónicas são doenças que não põem em risco a vida da pessoa num prazo curto. No entanto, elas podem ser extremamente sérias, e várias doenças crónicas, como por exemplo certos tipos de cancro, causam morte certa.

As doenças crónicas estão em destaque na edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, para ouvir hoje às 19.30 horas.

Campo Maior regista um caso de Covid-19

Campo Maior Jardim
De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, o concelho de Campo Maior registou um novo caso de Covid-19.
Sem casos ativos desde o dia 3 deste mês, Campo Maior tem agora um caso ativo, dos 655 registados desde o início da pandemia. 643 já recuperaram e 11 perderam a vida.

Basquetebol do CEN já está a trabalhar com cerca de 40 atletas

O Clube Elvense de Natação (CEN) retomou a secção de basquetebol. Tudo começou com um treino de captação onde conseguiram atrair cerca de 40 atletas. Atualmente, já com os treinos a decorrer, contam na mesma com o mesmo número. Não são todos os jovens que marcaram presença no evento mas a maioria decidiu praticar a modalidade.

Bruno Dias, responsável pela secção de basquetebol do CEN, refere que “a aposta do clube é em atletas com idades a partir dos seis anos uma vez que em Portugal só se consegue federar a partir desta idade. Temos um grupo de nove miúdos, com idades entre os 11/12 anos que também está a trabalhar connosco e não os quisemos abandonar por não serem o nosso objetivo principal”.

“O escalão de mini basquete não tem competição. Na região, o que costuma acontecer é pequenos convívios desportivos, normalmente a partir de dezembro. O nosso objetivo, dependendo da massa critica e qualidade que tivermos, é promovermos alguns convívios”, garantiu.

José Caldes, presidente do Clube Elvense de Natação, refere que “o clube perdeu alguns atletas mas a percentagem é muito baixa. Neste momento já estamos a trabalhar nas diversas modalidades, natação, atletismo e basquetebol e está tudo a correr bem”.

A secção de basquetebol do Clube Elvense de Natação conta com três treinadores que treinam os jovens três dias por semana.

Qualidade do ar em Campo Maior na zona verde

DSC_7348 Uma máquina de medição do ar exterior, foi instalada em março, no Centro Educativo Alice Nabeiro, no âmbito do projeto Eco Escolas, do qual a instituição faz parte.

Depois de três meses a controlar as medições da qualidade do ar e analisar as mesmas, é já possível verificar que, “em Campo Maior a qualidade do ar nunca esteve fora da zona verde”, revela Carlos Pepê, coordenador pedagógico do centro. “Campo Maior manteve-se sempre com indicadores de qualidade do ar muito boa, o que demonstra que nestas localidades do interior há um nível de ar respirável e com qualidade, e saudável”.

Através da rede de medição da qualidade do ar, revela Carlos Pepê, “é possível comparar os níveis da qualidade do ar no país todo e onde estão as maiores preocupações de qualidade do ar,  principalmente nas zonas urbanas, ligadas ao trafego automóvel, bem como as zonas mais perigosas a este nível”.

Sensor de medição da qualidade do ar, instalado no Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, que tem vindo a ser monitorizado para avaliar a qualidade do ar, não só em Campo Maior, mas como noutras localidades e países.