GNR resgata javali em perigo de afogamento em Campo Maior

GNR Portalegre - Resgate1javali Um javali, que se encontrava em perigo de afogamento, no concelho de Campo Maior, foi resgatado esta terça-feira, dia 8, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Elvas.

Na sequência de um alerta que um javali se encontrava em perigo de afogamento por se encontrar preso num canal de rega, os elementos do NPA conseguiram retirar da água o javali selvagem, sem lesões. No decorrer da ação foi ainda libertado para o habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Elvas sem novos casos de Covid-19 nesta terça-feira

ForteDaGracaElvas O concelho de Elvas não regista esta terça-feira, dia 8 de junho, novos casos de Covid-19, mantendo-se com três casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia foram registados, em Elvas, 1380 casos de infeção, dos quais 1349 já recuperaram da doença.

No concelho, vítimas da Covid-19, morreram 28 pessoas.

Tapetes de Arraiolos na rua até domingo

TapeteRuaArraiolos2021O tapete volta a sair às ruas de Arraiolos, entre hoje, dia 8, e domingo, 13 de junho, numa iniciativa que, desta feita, conhece algumas adaptações.

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Arraiolos, vai contar com várias exposições, para além de tapetes espalhados pelas janelas, animação de rua, um mercado e uma feira do livro, atividades que, de acordo com a presidente, Sílvia Pinto, eram possíveis de ser realizadas neste contexto de pandemia que se vive.

“Decidimos, em articulação com algumas casas de tapetes e com um conjunto de atores que habitualmente participam no evento, avançar com a iniciativa do ‘Tapete Está na Rua 2021’, obviamente em moldes um bocadinho diferentes do que estávamos habituados, em edições anteriores, porque a situação assim o exige, mas, de qualquer forma, consideramos que havia um conjunto de atividades que eram possíveis de dinamizar no contexto que vivemos”, explica a autarca.

Sílvia Pinto adianta que, numa parceria com a Universidade de Évora, a Câmara de Arraiolos vai ainda promover um encontro internacional de arte têxtil, entre sábado e domingo.

“É uma programação repleta de atividades, mas teremos que cumprir as regras do momento. Pensamos que temos condições assim de ter aqui uma boa iniciativa”, diz ainda Sílvia Pinto. Valorizar aquele que é o maior ex-líbris de Arraiolos é, desde a primeira edição do evento, o principal objetivo do “Tapete Está na Rua”. “Quem nos visita fica a conhecer mais deste nosso património”, garante a autarca.

O programa previsto vai permitir aos visitantes o concelho de Arraiolos e a sua história, a cultura, a gastronomia e usufruir de um conjunto de atividades e visitar várias exposições. A última edição do evento aconteceu em 2019, sendo que, no ano passado, contou apenas com uma vertente digital.

Mais 20 casos Covid no Alentejo

covid19-RCM Nas últimas 24 horas, foram registados 20 novos casos de Covid-19 no Alentejo. Por outro lado, não há vítimas mortais a lamentar, devido à doença, na região.
No Alentejo, desde o início da pandemia, foram reportados 30.309 casos de infeção e registadas 971 mortes.

Diabetes afeta vida sexual dos diabéticos

DrPintaoCarlosFalcato.jpgA diabetes tem vindo a ser associada à disfunção sexual. Nos homens, a diabetes é considerada um fator de risco para a disfunção erétil que tem vindo a ser documentado em vários estudos por comparação com homens não diabéticos.

Na edição desta semana do programa De Boa Saúde, o médico Pintão Antunes explica que, “sendo a diabetes uma doença arterial, a falta de irrigação nos órgãos genitais leva à disfunção erétil. A primeira fase do tratamento é evitar e lesão das artérias. Se não for possível, há que fazer medicação para aumentar a irrigação arterial”.

A diabetes causa complicações em vários órgãos, as quais começam por evoluir sem causar sintomas e só são detetadas quando já estão instaladas. A disfunção eréctil é uma das complicações da diabetes, sendo esta doença a sua causa mais frequente.

A diabetes e a disfunção erétil estão em destaque na edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Campo Maior mantém-se sem casos ativos de Covid-19

DSC_0191 O concelho Campo Maior não regista esta terça-feira, dia 8, novos casos de Covid-19, pelo que se mantém sem casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 654 casos de infeção, dos quais 643 recuperaram. Morreram, vítimas de Covid-19, no concelho, 11 pessoas.

InnovPlantProtect de Elvas vai de encontro aos objetivos da UE

InnovPlantProtectO InnovPlantProtect (InPP) é um Laboratório Colaborativo, sediado em Elvas, criado para desenvolver soluções inovadoras de base biológica para proteger as culturas de pragas e doenças e prestar serviços de diagnóstico e monitorização, contribuindo assim para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

Pedro Fevereiro, responsável pelo laboratório, refere que este projeto “vai de encontro aos novos objetivos da União Europeia, assentes numa estratégia de redução de produtos químicos de síntese na proteção de plantas. O laboratório tem como grande objetivo desenvolver novos produtos para a proteção das culturas, sobretudo com origem em moléculas biológicas ou em microrganismos”.

As obras de adaptação do espaço da Antiga estação de Melhoramentos de Plantas ainda estão a decorrer mas em Elvas estão já 38 investigadores a trabalhar na área.

O InnovPlantProtect (InPP) tem como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua proteção contra pragas e doenças emergentes, associadas às alterações climáticas, cujos efeitos nocivos já são visíveis em muitos países, inclusive em Portugal.

SC Campomaiorense certificado como Entidade Formadora pela FPF

campomaiorense entidade formadora O Sporting Clube Campomaiorense foi recentemente classificado como Entidade Formadora, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O Campomaiorense recebeu a certificação de entidade formadora três estrelas, num máximo de cinco, pelo facto de não ter futebol sénior, e tendo em conta o número de atletas.

Depois de várias candidaturas esta foi a primeira vez que conseguiram a certificação. Foi com “bastante orgulho e satisfação que a notícia foi recebida”, revela Luís Maia, coordenador da modalidade no clube, “ver o trabalho reconhecido e que a escola de futebol tem esta marca de qualidade, que é a certificação da FPF”.

Este processo de certificação decorreu ao longo de seis meses e Luís Maia explica que “a candidatura envolveu um grande processo, ou seja todo o trabalho realizado com todos os escalões, por exemplo, como são treinados, a envolvência não só no treino, a nível físico, mas também psicológico, a ligação entre o clube, a escola e a clínica de saúde, com os pais; também todas as formações que são feitas”, entre outros.

O principal objetivo do Clube com esta certificação, foi “a Federação reconhecer o trabalho, ao nível de formação, que tem vindo a ser feito no SC Campomaiorense, ao longo dos últimos anos e saber que as coisas que fazemos são bem feitas, adianta Luís Maia. Além disso,  “há o beneficio de daqui a alguns anos, nos campeonatos nacionais, só podem participar clubes com certificação da FPF, e a Federação deixou as portas abertas para concursos, por exemplo, para melhoria de instalações”.

É com “muito orgulho” que o Sporting Clube Campomaiorense vê este reconhecimento. Luís Maia enaltece que este sentimento “é de todos, ou seja, das cerca de 40 pessoas envolvidas no clube”.

A formação é um dos apostas do clube, e Luís Maia afirma que sempre tentaram “trazer as melhores metodologias, e antes pesávamos que fazíamos as coisas bem, mas não tínhamos a certeza, e agora temos”.

Emocionado, Luís Maia faz um agradecimento “a todos aqueles que colaboram com o Campomaiorense, aos pais e atletas, que confiam no nosso trabalho, ao longo dos anos, e tornaram possível este reconhecimento”.

Sporting Clube Campomaiorense que foi reconhecido, por parte da Federação Portuguesa de Futebol, como Entidade Formadora três estrelas.

Espanha recua na obrigatoriedade de teste à covid para quem entrar no país

DSC_1254Espanha vai recuar com a obrigatoriedade de apresentação de prova de vacinação ou de recuperação da infeção por covid-19 ou testes, com resultado negativo, a todos os que cruzem as fronteiras terrestres com Portugal.

Segundo fonte diplomática do Diário de Notícias, Espanha admitiu o “erro, que teria um grave impacto na relação política e económica entre os dois países e por isso vai corrigi-lo, depois de intensas conversações diplomáticas durante esta segunda-feira”.

Este “é um assunto muito sensível entre os dois países, que motivou uma forte reação por parte de várias autoridades regionais dos dois lados da fronteira e chegou ao mais alto nível governativo”.

De recordar que ontem (ver aqui) o Consulado Geral de Espanha em Portugal, em comunicado dava conta de que a partir de ontem, segunda-feira, 7 de junho, quem viajasse de Portugal para Espanha por via terrestre teria de apresentar um teste negativo à covid-19, certificado de vacinação ou uma prova de que está recuperado da doença, algo que até agora só era exigido a quem chegasse ao a Espanha, por via marítima ou área.

Segundo o DN este despacho deverá ser corrigido “em breve”.