Mais 57 casos Covid identificados na Estremadura espanhola

MascaraCoronavirusA Estremadura espanhola regista, esta quinta-feira, dia 3 de junho, mais 57 casos de Covid-19 e, não há vítimas mortais, associadas à doença, a lamentar.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.766 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, cem doentes, num total de 74.681 recuperações.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 21 pessoas, sete em Unidades de Cuidados Intensivos.

Elvas sem novos casos Covid esta quinta-feira

AquedutoAmoreiraO concelho de Elvas não regista esta quinta-feira, dia 3 de junho, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com sete casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados em Elvas, 1380 casos de infeção, dos quais 1345 já recuperaram da doença.

No concelho, vítimas da Covid-19, morreram 28 pessoas.

Aluna de Campo Maior conquista 2º lugar no Campeonato Nacional de SuperTmatik

SupertmatikDiana Alegria, aluna de 7º ano do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, alcançou na final online do Campeonato SuperTmatik, sobre vocabulário de Espanhol, o segundo melhor tempo a nível nacional, a menos de um segundo do primeiro classificado.

Para além de Diana Alegria, participaram nesta final, que decorreu no passado dia 28 de maio, Miguel Miranda e Rita Carrapeto, ambos também alunos de 7º ano.

No concurso, que contou com a participação de 10.318 alunos, Miguel Miranda alcançou a 55.ª posição e a aluna Rita Carrapato a 96.ª posição, a nível nacional.

Estes três alunos, sob a responsabilidade dos professores Vasco Cordeiro e Vera Branca, foram os três apurados, no seio do Agrupamento de Campo Maior, para o representar, a nível nacional, no concurso.

Edição especial da Ecuextre já começou em Badajoz

DSC_0044A 12ª edição da Ecuextre, a Feira do Cavalo e do Touro, teve início esta quinta-feira, 3 de junho, nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, em moldes muito diferentes do habitual, tendo em conta que, desta feita, o certame contempla apenas concursos e campeonatos hípicos, sem a presença dos habituais stands relacionados com o setor.

Esta é a última feira na IFEBA de Francisco Fragoso enquanto alcaide de Badajoz. Ainda assim, o autarca prefere destacar que o evento é “o primeiro depois da pandemia” e que oferece “alguma esperança no futuro”. “O importante sempre é sentir o dever cumprido e não que esteja seja, para mim, a última feira”, acrescenta.

O alcaide adianta que, pela primeira vez, realiza-se neste evento, um concurso dedicado ao cavalo lusitano, revelando ainda ter esperança que, nas feiras que se vão realizar no verão, já se possa “atingir a normalidade”. Também pela primeira vez, nesta feira, realiza-se um campeonato do mundo de Doma Vaquera.

Presente, na sessão de abertura do evento, esteve o comendador Rui Nabeiro, que, aos nossos microfones, quis destacar a “camaradagem” de Francisco Fragoso com Campo Maior e Elvas, lamentando que o mesmo vá deixar o cargo de alcaide. “O presidente vai sair, mas eu vejo-o sair com muita tristeza, porque é um homem que soube ganhar a amizade, que pensa no vizinho do lado. Este homem é extraordinário”, comenta.

Já o vereador na Câmara de Elvas, Sérgio Ventura, assegura que este é um evento, que marca o regresso à normalidade possível, sendo muito importante para a região e para a Eurocidade. “É muito importante para a nossa atividade económica,  para a nossa atividade social, continuamos com a vacinação e vamos ver se, para o final do ano, já vamos poder estar com as atividades normais”, diz. Sérgio Ventura lembra ainda que a atividade ligada ao cavalo e ao touro, quem “vem do nosso passado”, gera muito dinheiro e une os dois lados desta região transfronteiriça.

Luís Rosinha, vereador na Câmara de Campo Maior, garante que este evento marca o “reatar de relações”, que muito têm sofrido, entre os três vértices da Eurocidade, agradecendo a Francisco Fragoso por se lembrar de Campo Maior e Elvas. O certame, adianta, “é um sinal claro de apoio ao mundo do cavalo e ao mundo do touro”. Rosinha recorda ainda, e por se tratar da feira do cavalo e do touro, a marca que Joaquim Bastinhas deixou no mundo da tauromaquia.

A Ecuextre decorre entre hoje e domingo, dia 6, de 10 a 13 e, ainda, entre os dias 18 e 20 de junho. Para além de vários campeonatos, troféus e provas, estão programadas algumas atividades taurinas, como aulas práticas da Escola Taurina de Badajoz, a entrega de prémios de concursos de fotografia e várias conferências.

Alentejo regista 12 novos casos de Covid-19

covid19-RCMNas últimas 24 horas, foram registados 12 novos casos de Covid-19 no Alentejo.

Esta quinta-feira, 3 de junho, por outro lado, não há vítimas mortais a lamentar, devido à doença, na região.

No Alentejo, desde março de 2020, foram reportados 30.236 casos de infeção e registadas 971 mortes.

Mais 769 casos de Covid-19 e três óbitos em Portugal

covid19-2-RCMPortugal regista esta quinta-feira, 3 de junho, três óbitos e mais 769 casos de Covid-19, segundo informação da Direção-Geral da Saúde.

Nas últimas 24 horas, 388 pessoas foram dadas como recuperadas da doença. Ao dia de hoje, estão internadas 254 pessoas, 52 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 17.029 óbitos, 851.031 casos de infeção e 810.659 casos de recuperação.

Campo Maior volta a ficar sem casos ativos de Covid-19

JardimCampoMaiorNas últimas 24 horas, as três pessoas infetadas com Covid-19 em Campo Maior foram dadas como recuperadas da doença, pelo que esta quinta-feira, 3 de junho, já não há casos ativos no concelho.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 654 casos de infeção, dos quais 643 recuperaram. Morreram, vítimas de Covid-19, no concelho, 11 pessoas.

Certificado Digital Covid da União Europeia no “Espaço Europa”

AnaPereira O Parlamento Europeu vai votar a proposta para o Certificado Digital Covid da União Europeia durante a sessão plenária de 7 a 10 deste mês.

O Certificado Digital Covid irá, de certa forma, permitir viajar em segurança, na Europa, durante a pandemia, é gratuito e pode ser utilizado, não só nos 27 países da União Europeia, mas também na Islândia, Noruega e Liechtenstein.

Apesar da proposta ainda não ter sido votada há já algumas indicações daquilo que será este certificado Digital, que deverá contemplar três condições possíveis: “se a pessoa já foi vacinada, se obteve resultado negativo num teste PCR ou rápido de antigénio, não sendo, para já, admitidos testes de anticorpos”. Este certificado vai ser emitido “pelas autoridades nacionais de cada Estado Membro e espera-se que esteja disponível a partir do dia 1 de julho”, como explica Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo.

Não se trata de um documento obrigatório para viajar, mas de certa forma, e como revela Ana Pereira, “facilita a situação de quarenta, que é exigida, em determinados países”, que ao possuir este documento não é necessário cumprir quarentena.

Para mais informações sobre este certificado pode consultar a página web do Europe Direct Alto Alentejo em europedirect.ipportalegre.pt.

A proposta do Parlamento para o Certificado Digital Covid da União Europeia é o tema desta semana do “Espaço Europa”, que pode ouvir na emissão, ao meio dia e meia e às 16.30 horas.

Atletas do CEN já regressam aos treinos e à competição

DSC_0003Os atletas de natação do Clube Elvense de Natação (CEN) já regressaram aos treinos. A piscina municipal de Elvas acolhe os jovens nadadores que, mesmo apesar da paragem de quatro meses, tentaram manter a preparação desportiva.

Apesar de privados da piscina, “a bicicleta e a corrida foram substitutos para a boa forma física. Eu sei que a maior parte dos miúdos, basicamente dos infantis para cima, trabalharam muito durante a paragem. Não são miúdos para estarem fechados em casa o tempo todo. Claro que não é a mesma coisa, mas é preferível partir daí que do zero”, referiu-nos Ana Cristina Jantarão.

DSC_0002Quanto às medidas impostas pela Direção Geral de Saúde, e de acordo com o plano de contingência do município de Elvas, Ana Cristina Jantarão refere que “os jovens já têm interiorizadas as medidas de prevenção relacionadas com a Covid-19. O facto do meio aquático, à partida, não ser transmissor do vírus é também um fator positivo”.

Os jovens do CEN têm que seguir algumas medidas, como por exemplo, uso de máscara até entrar na piscina, os banhos nos balneários são proibidos e a higienização dos espaços mantem-se.

 

Guadiluso há cerca de dois anos em Campo Maior

DSC_0021 Dedicada à venda de peças e acessórios, óleos e baterias para automóveis, e com sede em Elvas, a Guadiluso abriu em Campo Maior há cerca de dois anos, mais propriamente na zona Industrial.

Hélder Feiteirona, colaborador da empresa há 15 anos, e responsável pela loja em Campo Maior refere que “existiu necessidade de expandir o negócio”, uma vez que tinham clientes deste concelho, e que quando começou a trabalhar no ramo, a convite do proprietário, Bruno Germano, começou “a ganhar gosto” pelo mesmo e “pelo contacto com os clientes”.

Relativamente ao negócio em Campo Maior, Hélder Feiteirona considera que há ainda necessidade de “mudar a mentalidade dos clientes, que pensam muito, em continuar a comprar em Espanha”, mas tentam “continuar a prestar um bom serviço”.

A Guadiluso vende muito para as oficinas, no entanto a venda ao cliente particular, ao balcão tem vindo a crescer. Os clientes agora, procuram “é mais material agrícola”, e neste sentido estão a tentar expandir, uma vez que não têm muito stock, por agora, adianta o colaborador da Guadiluso, em Campo Maior.

Guadiluso que está no mercado há cerca de 15 anos, em Elvas, tendo há dois anos, expandido o negócio para Campo Maior.

A Guadiluso em Campo Maior funciona de segunda a sexta-feira das 9 horas às 13 horas e das 15 às 19 horas, e aos sábados das 9 às 13 horas.