Montemor: Companhias de vários pontos da Europa no Encontro Internacional de Marionetas

EncontroMarionetas
Foto: Facebook Alma d’Arame

O 13º Encontro Internacional de Marionetas, que decorre em Montemor-o-Novo, desde a passada quarta-feira, dia 26 de maio, conta, este ano, com uma extensão a Lisboa, com vários espetáculos a serem apresentados no Teatro Ibérico, entre terça e sexta-feira, dias 1 e 4 de junho.

O evento, conta, desta feita, com a participação de companhias estrangeiras que o habitual, tendo em conta a situação pandémica, ainda que, mesmo assim, e segundo revela Amândio Anastácio, diretor da Alma d’Arame, conseguiram-se reunir grupos, para além de Portugal, de Espanha, Alemanha, França e Polónia. “Não arriscámos trazer muitas companhias, porque é sempre uma incgónita”, revela.

Em Montemor, até ao dia 6 de junho, haverá espetáculos em vários locais da cidade, mas não só. Na cidade, “o grande centro” é o cineteatro Curvo Semedo, decorrendo alguns dos espetáculos também na Escola EB2, nas Oficinas do Convento, no próprio espaço da Alma d’Arame, no centro cultural e nas ruas de Foros de Vale Figueira, assim como numa praça de São Cristóvão.

Esta edição do festival conta com a participação de companhias como a Trupe Fandanga, o Teatro de Marionetas do Porto, Pina Polar, Quarteto Pedro Silva, a ASTA, Marina Anastácio, para além da Alma d’Arame.

Elvas mantém situação epidemiológica

Rotunda Bombeiro ElvasO concelho de Elvas não regista novos casos de infeção por Covid-19, tendo este domingo, dia 30, cinco casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1377 casos de infeção, sendo que 1344 já recuperaram e 28 pessoas morreram.

Estremadura espanhola volta a não registar óbitos devido à Covid

ZafraA Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 44 novos casos de Covid-19 não havendo mortes a lamentar, pelo quinto dia seguido.

As autoridades de saúde registam este domingo, dia 30, 25 pessoas internadas, 8 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 14; Llerena – Zafra (na foto), 14; Coria, 7; Cáceres, 3; Don Benito, 3; Navalmoral de la Mata, 2; Mérida, 1 e Plasencia não regista novos casos de infeção.

Alentejo regista mais 14 casos de Covid-19

CovidMedicaA região Alentejo regista este domingo, dia 30, mais 14 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 30 179 infetados e 971 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Portugal regista 445 novos casos de Covid-19

covid19-RCMPortugal registou, nas últimas 24 horas, 445 novos casos de infeção e a recuperação de 256 doentes. De ontem para hoje não há mortes a lamentar.

Este domingo, dia 30, 271 doentes estão internados (+27), 49 (+5) em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.023 mortes, 848.658 casos de infeção e 808.813 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Campo Maior mantém ativos cinco casos de Covid-19

CampoMaiorJardimDe acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas não se registaram novos casos de COVID-19 no concelho de Campo Maior.

Este domingo, 638 dos 654 casos confirmados já recuperaram, existindo cinco casos ativos no concelho.

Atletas do Clube de Futebol Os Elvenses já retomaram os treinos

DSC_0023Depois de mais de um ano sem treinar, devido à interrupção provocada pela pandemia, os escalões de formação de futebol puderam já, no passado mês de abril, regressar aos campos.

A nossa reportagem acompanhou um treino dos escalões de benjamins e infantis do Clube de Futebol Os Elvenses, e a felicidade por este regresso aos campos foi evidente, por parte de treinador e atletas.

Para Nelinho, treinador destes escalões, este era um regresso muito aguardado, pelo que “é uma alegria e uma satisfação ver o sorriso das crianças, e para nós, que gostamos de ensinar também estamos muito contentes por voltar, porque depois desta paragem, voltar a praticar a modalidade que abraçaram, com os colegas de equipa é de louvar”. Na esperança que as coisas vão melhorando, e de poderem entrar nos campeonatos da Associação de Futebol de Portalegre.

A paragem, “quer queiramos quer não, acaba sempre por fazer mal aos atletas”, sendo que agora o objetivo é dar início a uma pré época para que os atletas “voltem aos seus índices físicos”, que tinham anteriormente, uma vez que antes da paragem, considera Nelinho, eram a equipa, “fisicamente mais forte”.

O clube conta atualmente com cerca de 75 atletas. Ao contrário do que aconteceu em alguns clubes, no caso dos Elvenses houve quatro desistências, mas para compensar houve também mais atletas a entrar. O treinador afirma que “há mais modalidades e as crianças gostam de experimentar outro tipo de modalidade”, afirmando que “há atletas que praticam natação, simultaneamente com o futebol, pelo que dá mais destreza e mobilidade” aos mesmos.

Relativamente às medidas a ter em conta, com a Covid-19, Nelinho explica como se processa o treino: inicialmente é medida a temperatura corporal, “os atletas só tiram a máscara quando começam o treino e voltam a colocá-la quando o mesmo acaba”, durante o treino tentam manter o distanciamento, à exceção da parte em que começa a dinâmica de jogo, que é a altura em que existe maior proximidade”. De recordar também que todos os técnicos e atletas foram testados à Covid-19, previamente.

A nossa reportagem teve ainda oportunidade de falar com algumas das crianças que regressaram aos treinos do Clube de Futebol Os Elvenses. Joana Lopes iniciou recentemente no clube e afirma que “é divertido voltar aos treinos, voltar a correr e ao convívio com os colegas”. A atleta relata ainda que o facto de todos terem feito o teste antes do treino os deixou “mais descansados”.

Duarte Martins joga há três anos no clube e adianta que esta paragem foi “complicada”, porque queria jogar futebol e não podia, no entanto ia para um campo perto de casa, jogar um pouco, e agora, apesar de se sentir feliz por este regresso sente que não tem “a mesma resistência física”. Carolina Cristiano joga nos Elvenses, há quatro anos, e explica que voltar “foi bom para reencontrar os colegas”, e fazer aquilo que mais gosta que “é jogar futebol”, admitindo também que a resistência física não é a mesma.

Já Chayenne Castro, outros dos atletas do clube afirma que tentava treinar em casa, e o regresso foi bom para “voltar a sentir o que é estar com uma bola e por isso foi uma grande felicidade”.

Atletas de formação, do Clube de Futebol Os Elvenses que retomaram recentemente os treinos, com todas as medidas de segurança emitidas pela Direção- Geral da Saúde, depois de um longo período de interrupção, devido à pandemia.

União Futebol de Degolados retoma modalidade de futsal

futsal A modalidade de futsal, no escalão de seniores, foi retomada no União Futebol de Degolados, depois de interrompida, durante mais de um ano, devido à pandemia.

O objetivo é voltar “a colocar o nome de Degolados e Campo Maior, no distrito, uma vez que, no concelho são poucas as equipas seniores em competição, no concelho”, revela Paulo Costa, coordenador da modalidade, no clube.

A equipa esteve já dois ano seguidos em competição, e na próxima época pensam já participar no campeonato distrital na modalidade, no entanto “os treinos só começam em agosto”, e até lá pensam captar mais atletas para o plantel, que conta já com 16 atletas. Para Paulo Costa poderão “apresentar uma equipa com objetivos muito interessantes e melhores que nos anos anteriores”.

Paulo Costa explica que quem quiser juntar-se à equipa pode falara consigo diretamente, ou com um dos treinadores, estando sempre abertos a novas propostas porque “o plantel não está fechado e queremos selecionar os melhores e que tenham o espírito do projeto”, uma vez que nenhum dos jogadores aufere qualquer tipo de compensação monetária, “estando pela dedicação à modalidade”.

Neste momento, revela o coordenador da modalidade, “há muita ansiedade junto dos jogadores, por voltar à competição, porque esta não era só uma equipa, era um grupo que se reunia e divertia, com o objetivo de chegar ao fim de semana tentando fazer o melhor possível dentro das limitações que o clube tem”.

União Futebol de Degolados que na próxima época irá competir, na Associação de Futebol de Portalegre, com a sua equipa de futsal, no escalão de seniores.