Abertas candidaturas para apresentação de projetos ao Poliempreende

poliempreende IPPA 17ª edição do Poliempreende, aquele que se assume como o maior concurso de empreendedorismo do ensino politécnico nacional, está de volta.

Trata-se de um concurso de ideias que pretende avaliar e premiar projetos desenvolvidos por alunos, diplomados ou docentes, das instituições que compõem esta rede.

Artur Romão, coordenador do Poliempreende no Politécnico de Portalegre, explica que “até 31 de maio podem ser feitas as candidaturas para apresentação de projetos”. O concurso decorre “no modelo habitual, com apresentação dos projetos, perante os júris, de forma presencial, caso a pandemia permita, no dia 19 de junho, na sede do Politécnico, em Portalegre”.

Já o concurso nacional, este ano, está previsto realizar-se, “sob a coordenação do Politécnico de Santarém, na primeira quinzena de setembro, onde a equipa vencedora do concurso regional irá apresentar-se perante o júri”.

Artur Romão tem expectativa que, “à semelhança de anos anteriores, alcance cerca de 10 projetos apresentados pelo Politécnico de Portalegre, uma vez que pode existir candidaturas apresentadas de forma individual ou por equipas, onde se prevê que participem cerca de 20 alunos”.

“Este é um concurso emblemático no qual a ESAE tem tido participações relevantes, e o objetivo mais do que a distribuição dos prémios o projeto insere-se no propósito do Politécnico de Portalegre facultar aos seus alunos competências empreendedoras que sirvam a criação e o surgimento de novos negócios e empresas, mas uma vez dotados dessas competências, os nossos alunos e diplomados, quando inseridos em ambiente profissional, façam bom uso das mesmas, contribuindo para o desenvolvimento das regiões e empresas onde acabam por desenvolver a sua atividade profissional”.

Artur Romão refere ainda que este é um dos marcos do Politécnico de Portalegre, ao “estimular competências empreendedoras dos alunos e contribuir para o seu desenvolvimento profissional”.

O Poliempreende é um concurso anual que visa premiar projetos apresentados por alunos e diplomados das instituições da rede ensino superior politécnico, ou outras pessoas, desde que integrem equipas com estudantes e/ou diplomados dessas instituições.

No concurso regional, os prémios chegam aos dois mil euros, e no nacional podem ser acumulados mais 10 mil, havendo ainda acesso gratuito, aos vencedores, durante três meses à incubadora tecnológica, a BIOBIP, do Politécnico de Portalegre.