O concelho de Elvas não regista hoje novos casos de Covid-19.
Sendo assim, este sábado, dia 8, Elvas conta com 1369 casos confirmados, dois ativos, 1339 recuperados e 28 óbitos.
A região Alentejo regista, hoje, sábado, dia 8, mais 23 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.
Desde o início da pandemia, a região conta com 29.855 infetados e 971 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 15 casos no sábado 1 de maio; cinco casos no domingo 2 de maio; zero casos na segunda-feira 3 de maio; seis casos na terça 4 de maio; 12 casos na quarta-feira 5 de maio; dez casos na quinta 6 de maio; nove casos na sexta-feira 7 de maio; e 23 casos no sábado 8 de maio.
Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.
O Governo, numa proposta apresentada, prepara-se para lançar uma tarifa social para pessoas mais pobres e vulneráveis, para acesso à internet, nomeadamente redes sociais e emails, entre outras.
A proposta prevê que a estas pessoas, a banda larga de internet seja atribuída pela Anacom sem que o utilizador tenha de fazer um pedido ou requerimento para terem acesso à tarifa social, mais barata, de internet de banda larga.
A medida vai ser de atribuição automática pelas empresas prestadoras dos serviços, tal como acontece com os descontos existentes na eletricidade e gás natural.
O Jornal Público avança que a proposta do Governo abrange pessoas que façam parte “de agregados familiares com baixos rendimentos ou os beneficiários do complemento social para idosos, do rendimento social de inserção, prestações de desemprego, primeiro escalão do abono de família, complemento de prestação social para a inclusão e prestação social de velhice”.
Nestes casos, e conforme a verificação que terá de ser feita pelo regulador, a Anacom, junto da Autoridade Tributária irá recorrer ao número de identificação fiscal e à morada fiscal do utilizador, identificar os utilizadores a quem será atribuído de forma automática o pacote mais barato, o que permitirá o acesso a redes sociais, serviços do Estado, serviços educativos, mensagens, chamadas e videochamadas instantâneas.
Nas últimas 24 horas, Portugal registou 406 novos casos de infeção. De ontem para hoje, há dois óbitos a registar e 565 pessoas recuperam da doença.
As duas mortes ocorreram no Norte e em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Dos 406 novos infetados das últimas 24 horas concentram-se 127 (31%) no Norte e 115 (28%) em LVT.
Este sábado, dia 8 de maio, a situação hospitalar continua a melhorar: 260 doentes estão internados (menos 20 do que ontem), dos quais 74 em unidades de cuidados intensivos (menos um de sexta-feira para sábado). Os casos ativos também baixaram: hoje são 22.260, menos 161 do que ontem.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.991 mortes, 839.258 casos de infeção e 800.007 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 454 no sábado 1 de maio; 330 casos no domingo 2 de maio; 180 casos na segunda-feira 3 de maio; 258 casos na terça 4 de maio; 387 casos na quarta-feira 5 de maio; 373 casos na quinta 6 de maio; 377 casos na sexta-feira 7 de maio; e 406 casos no sábado 8 de maio.
Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.
A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 62 novos casos de infeção por Covid-19, não havendo registo de vítimas mortais.
As autoridades de saúde registam, este sábado, dia 8, 49 pessoas internadas, 10 nas Unidades de Cuidados Intensivos.
Por áreas de saúde: Plasencia, 20; Badajoz, 13; Cáceres, 10; Mérida, 1; Don Benito, 1; Llerena – Zafra, 2 e Navalmoral de la Mata, 1 e Coria não regista novos caso de infeção.
Um homem, natural de Campo Maior, foi helitransportado ao início da tarde de hoje, sábado, dia 8, de Elvas para Lisboa.
O homem sentiu-se mal, por volta das cinco da manhã, tendo sido transportado para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.
O facto de necessitar de tratamento cardiovascular mais complexo levou a que fosse transferido para a unidade hospitalar de Lisboa.
O doente foi transportado pelos Bombeiros Voluntários de Elvas, até ao Complexo Desportivo da Fonte Nova, onde o aguardava o helicóptero do INEM.
A 17ª edição do Poliempreende, aquele que se assume como o maior concurso de empreendedorismo do ensino politécnico nacional, está de volta.
Trata-se de um concurso de ideias que pretende avaliar e premiar projetos desenvolvidos por alunos, diplomados ou docentes, das instituições que compõem esta rede.
Artur Romão, coordenador do Poliempreende no Politécnico de Portalegre, explica que “até 31 de maio podem ser feitas as candidaturas para apresentação de projetos”. O concurso decorre “no modelo habitual, com apresentação dos projetos, perante os júris, de forma presencial, caso a pandemia permita, no dia 19 de junho, na sede do Politécnico, em Portalegre”.
Já o concurso nacional, este ano, está previsto realizar-se, “sob a coordenação do Politécnico de Santarém, na primeira quinzena de setembro, onde a equipa vencedora do concurso regional irá apresentar-se perante o júri”.
Artur Romão tem expectativa que, “à semelhança de anos anteriores, alcance cerca de 10 projetos apresentados pelo Politécnico de Portalegre, uma vez que pode existir candidaturas apresentadas de forma individual ou por equipas, onde se prevê que participem cerca de 20 alunos”.
“Este é um concurso emblemático no qual a ESAE tem tido participações relevantes, e o objetivo mais do que a distribuição dos prémios o projeto insere-se no propósito do Politécnico de Portalegre facultar aos seus alunos competências empreendedoras que sirvam a criação e o surgimento de novos negócios e empresas, mas uma vez dotados dessas competências, os nossos alunos e diplomados, quando inseridos em ambiente profissional, façam bom uso das mesmas, contribuindo para o desenvolvimento das regiões e empresas onde acabam por desenvolver a sua atividade profissional”.
Artur Romão refere ainda que este é um dos marcos do Politécnico de Portalegre, ao “estimular competências empreendedoras dos alunos e contribuir para o seu desenvolvimento profissional”.
O Poliempreende é um concurso anual que visa premiar projetos apresentados por alunos e diplomados das instituições da rede ensino superior politécnico, ou outras pessoas, desde que integrem equipas com estudantes e/ou diplomados dessas instituições.
No concurso regional, os prémios chegam aos dois mil euros, e no nacional podem ser acumulados mais 10 mil, havendo ainda acesso gratuito, aos vencedores, durante três meses à incubadora tecnológica, a BIOBIP, do Politécnico de Portalegre.
A Câmara Municipal de Elvas tem a decorrer a fase de apresentação de projetos para o Orçamento Participativo de Elvas. Este é um projeto que permite a qualquer elvense, “com mais de 16 anos, apresentar uma proposta de um investimento a ser desenvolvido no concelho, num limite máximo de 25 mil euros”, de acordo com Nuno Mocinha, presidente da câmara de Elvas. “E aqui, não falamos apenas das pessoas naturais de Elvas uma vez que, por exemplo, também os alunos da nossa Escola Agrária podem participar”.
Op.cm-elvas.pt é o endereço da plataforma online que foi criada com vista ao desenvolvimento deste orçamento participativo.
Ao orçamento participativo apenas podem concorrer pessoas singulares, nas seguintes áreas: ecologia, ambiente e energia; solidariedade e coesão social; desporto e lazer; cultura, ciência e património; trânsito, mobilidade, acessibilidade e segurança rodoviária e turismo, comércio e promoção económica.
As candidaturas podem ser entregues através da plataforma ou nas juntas de freguesia do concelho. A proposta, ou propostas, selecionada/s pelo júri vai integrar o orçamento municipal do próximo ano.
Elsa Ferreira, de 45 anos, é natural de Caxias, no concelho de Oeiras. Quando no dia 25 de Abril o filho colocou na internet uma playstation para venda, nunca pensou que seria alvo de burla, através da aplicação MBWay, tendo o movimento bancário sido realizado numa caixa multibanco em Campo Maior.
Elsa Ferreira referiu-nos que foi a própria a sugerir que utilizassem o MBWay no negócio mas que o burlão é que lhe indicou os passos a seguir sem que esta nunca se apercebesse que estava a ser enganada. “Depois do meu filho publicar o anuncio não levou um minuto a que o senhor nos ligasse porque, segundo ele, tinha uma filha a quem gostava de oferecer a playstation. O senhor disse que não tinha MBWay mas que tinha uma aplicação que também fazia a transferência. Disse-me como fazer os passos, para ele me transferir o dinheiro, só que eu não me apercebi que o que ele me estava a fazer era precisamente o contrário. Ia levantar dinheiro da minha conta”.
“Eu caí na esparrela duas vezes. Gerei dois códigos e enviei os dois o que lhe permitiu levantar os 200 euros. Entretanto, ele disse-me que eu ia receber uma mensagem do banco, a dizer que a transferência tinha sido feita. Quando abri a aplicação do meu banco percebi logo que me faltavam 200 euros. Liguei para o senhor e ele já não me atendeu. Enviei várias mensagens a dizer que tinha feito queixa e no passado sábado acabou por me ligar a dizer que ia devolver o dinheiro. Que na segunda-feira (dia3) iria logo às primeiras horas da manhã depositar o dinheiro na minha conta. Claro que não foi”, referiu-nos a vítima.
Elsa Ferreira refere que através do banco onde tem conta foi informada que “o levantamento foi feito na Rua 13 de Dezembro, em Campo Maior”.
O caso está entregue às autoridades competentes.