GNR regista 159 infrações de trânsito

DSC_2351O Comando Territorial de Portalegre, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 5 a 11 de abril, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

Nesse período, foram detidas quatro pessoas em flagrante delito, sendo duas por burla, uma por violência doméstica e uma por condução sem habilitação legal.

Registaram-se 159 infrações, destacando-se 25 por excesso de velocidade; nove por falta de inspeção periódica obrigatória; sete por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e duas por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No que diz respeito à sinistralidade rodoviária, ocorreram 13 acidentes dos quais resultaram dois feridos graves e um ferido leve.

A GNR efetuou quatro autos de contraordenação relativo à proteção da natureza e do ambiente, 162 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 393 idosos, 75 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 111 comerciantes e 57 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 279 pessoas da comunidade escolar.

[/shc_shortcode]

IPDJ: “Voluntariado Jovem para Natureza e Florestas” com candidaturas abertas

VoluntariadoJovemFlorestasIPDJEstão abertas, até 1 de novembro, as candidaturas à promoção de projetos de voluntariado ao abrigo do Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). As candidaturas são submetidas na Plataforma de Programas até 20 dias antes da data de início dos projetos.

Os objetivos gerais deste programa visam aumentar a educação e sensibilização para a valorização do ambiente, de resiliência da floresta e de proteção contra catástrofes e aumentar o conhecimento geral sobre a natureza e florestas.

Podem candidatar-se entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas; entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais; associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ); Câmaras Municipais; Juntas de Freguesia; e outras entidades, que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa, mediante despacho do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude.

As entidades promotoras que são organizações privadas sem fins lucrativos recebem, em caso de aprovação do seu projeto, uma subvenção que engloba um valor para a gestão do projeto e um valor para o ressarcimento diário dos jovens participantes (cada voluntário recebe, por dia, de participação efetiva, o valor de 12 euros). Às outras entidades não é atribuída qualquer subvenção, mas o IPDJ assume o pagamento do valor diário de ressarcimento dos/as jovens participantes.

Elvas com mais três recuperados da Covid-19

ElvasO concelho de Elvas regista esta terça-feira, dia 13, mais três recuperações da Covid-19.

Não se verificaram novos casos de infeção, pelo que estão agora 15 casos ativos, em Elvas, dos 1367 registados, desde o início da pandemia.

32 anos do Parque Natural da Serra de São Mamede assinalados com webinar

webinar sao mamedeOs 32 anos do Parque Natural da Serra de São Mamede comemoram-se esta quarta-feira, dia 14.

Para assinalar a data haverá uma webinar, às 14.30 horas. São oradores Paulo Castro, da Federação EUROPARC, e aborda o tema “Turismo sustentável em áreas protegidas”; segue-se Carlos Nogueiro, da CIMAA, que falará sobre o tema “Alentejo Feerl Nature”, e Jorge Velez, do Lugares da Serra Alentejana, que aborda o tema do “papel das redes de Oferta na valorização dos recursos locais”.

As inscrições para este webinar podem ser feitas em: https://forms.gle/2SGrJVPmKgNi3yzm7.

Esta é uma organização do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, Divisão de Cogestão de Áreas Protegidas do Alentejo.

Alentejo regista 24 novos casos de Covid-19

covid19-RCMA região Alentejo regista hoje, terça-feira, dia 13, mais 24 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 29 422 infetados e 970 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Doença crónica mata sete em cada dez pessoas

DrPintaoCarlosFalcato.jpgDoenças crónicas como cancro, diabetes, cardíacas ou os acidentes vasculares cerebrais são responsáveis por sete em cada 10 mortes, causando 41 milhões de óbitos todos os anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O médico Pintão Antunes explica que “o acidente vascular cerebral não é uma doença crónica. Sendo um acidente é uma situação repentina trata-se de um quadro agudo. A pessoa hoje está bem e amanhã morreu de AVC. O que fica são as sequelas do estado aguda. Na doença crónica, a pessoa sofre à muito tempo. Pode é desenvolver um quadro agudo e a pessoa morre”.

Pintão Antunes explica que “uma doença crónica é para o resto da vida, como é o caso da diabetes ou a bronquite crónica”.

As doenças crónicas são doenças que não põem em risco a vida da pessoa num prazo curto. No entanto, elas podem ser extremamente sérias, e várias doenças crónicas, como por exemplo certos tipos de cancro, causam morte certa.

As doenças crónicas estão em destaque na edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, para ouvir hoje às 19.30 horas.

Começa em Cáceres a vacinação de 1500 pessoas por dia

Vacinacao150 pessoas de Cáceres, entre os 60 e 69 anos recebem a sua primeira dose da vacina contra a Covid-19, a Astrazeneca, numa jornada piloto sem aglomerações.

Nas instalações destinadas para este efeito, foram transferidos 20 profissionais de saúde e agentes da Polícia local, para controlar os acessos.

O Palácio dos Congressos, em Cáceres Palácio de Congressos é o espaço que desde ontem substituiu o hospital universitário como posto de vacinação e que visa agilizar o processo, a ponto de distribuir 1.500 doses por dia.

O dia de abertura decorreu com normalidade. As imediações estiveram controladas pela Polícia Local e os acessos ao recinto, pela DYA e ARA. Cerca de vinte instalações sanitárias foram transferidas para as instalações, distribuídas no edifício que possui circuito de entrada e saída. A partir de hoje, a vacinação terá horário durante a manhã e a tarde, e só poderão comparecer as pessoas que foram convocadas anteriormente.

José Luís Monteiro é coordenador do BE em Campo Maior

beJosé Luís Monteiro é o novo coordenador da concelhia do Bloco de Esquerda, em Campo Maior.

Aos microfones da Rádio Campo Maior explica que uma “das lutas e bandeiras do partido, no concelho de Campo Maior é a EN371 e EN 373, mais conhecida por estrada da morte, também a criação de um programa para reabilitação urbana, diminuição do IMI no Centro histórico e criação de uma verdadeira política de turismo histórico, uma vez que estamos na Eurocidade”. A atenção está também virada para “ações de solidariedade social, centros de apoio aos mais carenciados, emigrantes e minorias étnicas”.

“Criar um núcleo de jovens para trabalhar com empresas de terceira idade, dar atenção e apoiar reivindicações dos trabalhadores precários e trabalhadores da saúde, lutar por habitações sociais na zona histórica da vila”.

Para as eleições autárquicas deste ano José Luís Monteiro adianta que ainda não está decido quem irá concorrer pelo partido, no concelho de Campo Maior. “Neste momento ainda não nomeámos nomes, porque temos que propor à distrital e depois à nacional, temos em vista algumas pessoas, mas ainda não divulgamos”, adiantando que vão concorrer a Câmara, Assembleia Municipal e juntas de freguesia.

“Por um Bloco rejuvenescido” é o lema do partido, que segundo José Luís Monteiro pretende trazer “mais jovens para o próprio partido e ter mais atenção aos problemas da juventude e promover ações destinadas aos jovens”, aguardando a estabilização da pandemia, para desenvolver “ações de informação e preparação, para não andarem abandonados, como se costuma dizer”. Da concelhia fazem parte alguns elementos jovens que vão trabalhar à frente deste programa para a juventude.

São 16 os elementos da concelhia do Bloco de Esquerda em Campo Maior. José Luís Monteiro considera que “a luta e o trabalho são grandes”, sabendo de antemão que “é difícil neste interior alentejano, que está ao abandono, mas vamos à luta, concorremos para isso, então como tal vamos levar ao povo campomaiorenses e não só, ao concelho de Campo Maior e limítrofes, temos jovens para irmos à luta”, remata.

José Luís Monteiro que é o coordenador da concelhia do Bloco de Esquerda em Campo Maior.

Barragem do Caia chega aos 80 por cento da sua capacidade

DSC_1491A chuva que caiu no passado fim-de-semana fez-se sentir na água armazenada na albufeira da Barragem do Caia.

O volume de água armazenada encontrava-se, ao dia de ontem, 12 de abril, em 151 milhões e 997 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 230,56 metros.

Este volume corresponde a 80 por cento, em relação à cota de descarga (que corresponde a 190 milhões de metros cúbicos) da barragem, situada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.