Governo abre candidaturas para projetos no interior

governoDePortugal.jpgO Governo abriu candidaturas para o Projeto de Investimento para o Interior (PII) no Portal de Serviços Públicos ePortugal, através do link: https://eportugal.gov.pt/web/guest/fichas-de-enquadramento/sistema-de-acompanhamento-de-projetos-de-investimento-incluindo-os-projetos-de-potencial-interesse-nacional.

A função da Comissão Permanente de Apoio ao Investidor (CPAI) é acompanhar os projetos considerados relevantes para a dinamização da economia nacional, incluindo os projetos classificados como sendo de Potencial Interesse Nacional (PIN), relativamente aos quais se estabelecem mecanismos de agilização de procedimentos e redução de prazos.

Este serviço destina-se a promotores com projetos de investimento que pretendam obter o reconhecimento do estatuto de Projeto de Investimento para o Interior (PII).

César Nogueira reeleito como presidente da Direção Nacional da APG/GNR

aspig gnrDecorreram ontem, quarta-feira, dia 7, as eleições para dos corpos gerentes da APG/GNR, para o triénio 2021/2024.
Concorreu uma lista única encabeçada pelo atual presidente da Direção Nacional, César Nogueira,
que foi eleita com 87% dos votos expressos.

A lista eleita, sob o lema “A Lutar no Presente, para Construir o Futuro” assume como princípio orientador a continuidade do património reivindicativo desta Associação, que muito nos honra e que assenta na defesa dos direitos e da dignidade do profissional da GNR, mas tem também o futuro como horizonte.

Em comunicado é referido que “o futuro, necessariamente, assentará na coragem e combatividade de sempre, mas, também, na certeza de que é imprescindível a participação ativa dos associados, bem como o alargamento do seu direito de organização coletiva, firmando-se a necessidade da evolução da atual associação socioprofissional para associação de âmbito sindical”.

“Efetivamente, nada explica que os profissionais da GNR, no quadro das suas funções, enquanto elementos de uma força de segurança vejam vedado de um direito fundamental, intrínseco à democracia, quer no plano nacional, quer no da União Europeia”.

Conscientes, dos obstáculos decorrentes do trabalho associativo, com sentido de responsabilidade, a lista eleita assume “a continuidade do compromisso para com os profissionais da GNR, na defesa intransigente de um futuro melhor”.

Estremadura espanhola tem mais 98 casos de Covid-19

Teatro Romano MeridaA Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 98 novos casos de Covid-19 não havendo mortes a lamentar.

As autoridades de saúde registam 81 pessoas internadas, 15 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Cáceres, 27; Badajoz, 21; Don Benito, 15; Plasencia, 14; Mérida, 11; Coria, 6; Llerena – Zafra, 4. Navalmoral de la Mata não regista novos casos de infeção.

CIMAA alerta para vespa velutina no Alto Alentejo

cimaa vESPAA Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) emitiu um alerta para a problemática da vespa velutina, uma espécie exótica invasora e agressiva quando ameaçada, na região do Alto Alentejo.

A entidade apela a que quem avistar um ninho suspeito não o tente destruir e alerte imediatamente as autoridades competentes, nomeadamente o serviço Municipal de Proteção Civil.

Projeto AURORAL liderado pela CCDR Alentejo apresentado esta quarta-feira

MarcosNogueiraCCDRAlentejoO Projeto AURORAL (Architecture for Unified Regional and Open digital ecosystems for Smart Communities and wider Rural Areas Large scale application), liderado, a nível europeu, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, foi apresentado ontem, dia 7 de abril, à Comunicação Social.

Trata-se de um projeto, tal como já antes avançado pela Rádio Campo Maior, que tem por objetivo dotar as regiões rurais europeias de um ambiente digital integrado potenciador de serviços comparáveis aos das regiões economicamente mais densas, e que conta com financiamento do Programa H2020, “o maior do mundo a nível de ciência, inovação, desenvolvimento e demonstração”, de acordo com Marcos Nogueira (na foto), coordenador do projeto AURORAL.

Marcos Nogueira adianta que, com o AURORAL, pretende-se aplicar o conceito de Smart Cities, que é como quem diz, Cidades Inteligentes, às comunidades e às pessoas, desenvolvendo “comunidades inteligentes, independentes da sua dimensão, da sua densidade económica e populacional”. “Conseguir que a vida das comunidades se desenvolva, se organize e se torne melhor com base num melhor acesso, em melhores serviços digitais” é outro dos objetivos deste programa.

No concurso lançado para projetos a este programa, a proposta apresentada pelo Alentejo, adianta Marcos Nogueira, foi a melhor classificada, entre as 22 candidaturas apresentadas, ficando assim a CCDR Alentejo responsável pelo mesmo. A CDDR Alentejo fica assim  a “comandar” a implementação “da solução dos problemas de interoperabilidade, que torna impossível o desenvolvimento de comunidades inteligentes”.

Marcos Nogueira adianta ainda que, neste projeto, há 25 parceiros e oito regiões-piloto, sendo que o AURORAL tem recebido “uma grande atenção por parte da União Europeia”.

De recordar que o AURORAL já está em curso em quatro localidades alentejanas: entre elas, Arronches, São Pedro do Corval, em Reguengos de Monsaraz, Sines e Pias, no concelho de Serpa.

Em Arronches, o projeto baseia-se no uso eficiente dos recursos públicos na mitigação das alterações climáticas; e em São Pedro do Corval, no aproveitamento da comunidade artística e na herança relacionada com o artesanato e a cerâmica. Já em Sines, o foco está no empreendedorismo digital e desenvolvimento de incubadoras e clusters tecnológicos, enquanto em Pias, o projeto tem por base o envelhecimento saudável e a qualidade de vida.

Elvas regista dois novos casos de infeção e dois recuperados

AquedutoAmoreiraO concelho de Elvas regista hoje mais dois casos de infeção por Covid-19 e mais duas recuperações da doença.

Há agora 15 casos ativos no concelho, num total de 1364 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 1321 pessoas. Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 28 pessoas.

Cecília Oliveira candidata pelo PS à Câmara de Castelo de Vide

cecilia oliveiraCecília Oliveira, atual diretora do Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, é candidata pelo Partido Socialista à Câmara de Castelo de Vide, nas eleições autárquicas deste ano.

Esta candidatura surge na sequência do seu percurso político, e desde que se tornou como militante do PS, em 1998, altura em que se tornou mais ativa a nível politico. A candidata assume que “era algo que já antes fazia, mesmo na faculdade, em termos de associativismo académico, e quando regressei a Castelo de Vide”. Sempre assumi uma participação cívica e política na comunidade, quer na Universidade, quer em Castelo de Vide”, revela Cecília Oliveira.

Cecília considera que depois de uma vontade da concelhia do PS, considerou que, “este era o momento certo e houve uma vontade no convite feito, algo que eu aceitei por me sentir preparada e capaz de assumir este desafio”.

O seus objetivos, e como revela, sem poder avançar pontos do programa, uma vez que ainda estamos a seis meses das eleições, “é apresentarmos uma candidatura como uma alternativa de governação ao poder que está instalado, há 20 anos, em Castelo de Vide, com ideias novas e uma equipa renovada”.

“Não nos apresentamos contra ninguém, apenas com uma perspetiva, planeamento, estratégia e um compromisso diferente, uma forma de pensar o concelho e a comunidade para o futuro, diferente”, explica Cecília Oliveira.

Cecília Oliveira, de 49 anos, é licenciada em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior, e já anteriormente assumia lidera a bancada do PS, na Assembleia Municipal de Castelo de Vide.

Portugal com mais 602 casos Covid e mais nove mortes

covid19-2-RCMPortugal regista esta quinta-feira, 8 de abril, mais nove mortes e 602 novos casos de Covid-19, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nas últimas 24 horas, 601 pessoas recuperaram da doença.

Há neste momento 495 pessoas internadas nos hospitais portugueses (mais sete que ontem),  122 doentes em unidades de cuidados continuados (mais seis).

Desde o início da pandemia, Portugal registou 825.633 casos de infeção, 782.895 casos de recuperação e 16. 899 óbitos.

Alentejo com mais 16 casos de Covid-19

Covid19O Alentejo regista, esta quinta-feira, dia 8, 16 novos casos de infeção por Covid-19.

Nas últimas 24 horas, não foram reportadas mais mortes, provocadas pela doença, na região, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

No Alentejo, desde o início da pandemia, foram identificados 29.277 casos positivos e registados 970 óbitos.

Obras de remodelação do Pavilhão Municipal de Arronches concluídas no final deste mês

IMG_2853Prosseguem as obras de remodelação da cobertura da infraestrutura, estimando-se que a intervenção esteja concluída no final deste mês de abril.

Na Zona Desportiva de Arronches continuam a fazer-se notar as obras de remodelação da cobertura do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, um processo que se iniciou no passado mês de junho e que é algo moroso, devido à dimensão e complexidade de uma intervenção que se justifica numas instalações com cerca de três décadas de existência.

Apesar de já ter procedido anteriormente a várias intervenções de melhoria naquela infraestrutura, só com uma obra tão profunda como esta os problemas irão ficar definitivamente resolvidos, assim deseja a Câmara Municipal, que tem a intenção de dar as melhores condições aos seus munícipes, bem como a outros atletas que venham a praticar desporto em Arronches.

A remodelação da cobertura do Pavilhão Municipal encontra-se a ser efetuada pelo grupo ‘Tropichance – Metalúrgica e Construções, Lda., empresa que, após algumas paragens impostas pelas regras de contenção da pandemia de Covid-19, já está a trabalhar para terminar a obra.

Para concluir esta empreitada, o Município de Arronches vai investir o valor de 249.336,38 euros, conforme se encontra descrito no contrato de adjudicação.