União de Municípios de Campo Maior e Elvas: a notícia do Dia das Mentiras da RCM

MuachoEMocinhaA Rádio Campo Maior esteve hoje a noticiar que estaria em cima da mesa o arranque de um processo de agregação de municípios, à semelhança do que aconteceu com as freguesias, há uns anos a esta parte, tendo o Governo apontado os concelhos de Elvas e Campo Maior para integrar o projeto-piloto dessa mesma medida (ver aqui e aqui). A verdade é que tudo não passa de uma brincadeira, ou não fosse hoje dia 1 de abril, dia das mentiras.

O presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, que aderiu à brincadeira, explica que esta união entre os dois municípios nunca seria uma realidade, até porque “existe uma forma de estar muito diferente” nos dois concelhos. “Respeitamo-nos, somos amigos, é para continuarmos a ser duas povoações amigas, mas claramente cada um no seu concelho, defendendo as suas gentes, mas com um imenso respeito que nos une e que nos faz ter uma Eurocidade”, comenta ainda o autarca.

Também Nuno Mocinha, presidente da Câmara de Elvas, que alinhou nesta nossa partida, desmente a informação anteriormente avançada, esperando que os ouvintes tenham gostado da brincadeira e que continuem a ouvir a Rádio Campo Maior e a Rádio ELVAS. “Aceitámos o desafio da Rádio ELVAS e da Rádio Campo Maior fazer uma brincadeira com os ouvintes, lançando a ideia de que haveria aqui um projeto piloto para agregar Elvas e Campo Maior, mas não passou de uma brincadeira”, revela.

Cobertura de rede móvel aumentada na Freguesia de Esperança (Arronches)

AntenaReiSanto ArroncheswA instalação de uma nova estação de radiocomunicações no Rei Santo encontra-se concluída e o serviço já entrou em funcionamento.

De forma, a colmatar a falta de rede móvel em algumas zonas do concelho, sobretudo na área de Esperança, o Município de Arronches, com o apoio da Junta de Freguesia esperancense, empenhou-se em resolver esse problema e conseguiu fazer com que a instalação de duas novas estações de radiocomunicações no concelho fosse à data de hoje uma realidade.

Os contactos com a empresa MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia S.A., a quem a autarquia aproveita para agradecer a colaboração, já tinham anteriormente resultado na colocação e entrada em funcionamento de uma antena no lugar do Marco, sendo que agora, após ultrapassados alguns obstáculos que atrasaram o procedimento, ficou concluído o mesmo processo com a instalação de uma estação de radiocomunicações na zona do Rei Santo.

Com estas novas infraestruturas já em funcionamento, a autarquia espera que a cobertura tenha aumentado significativamente no concelho, almejando assim uma melhoria da qualidade de vida da população de Esperança, num dia-a-dia em que é imprescindível ter condições para telecomunicar convenientemente.

Importa referir que os locais escolhidos para a instalação das antenas de radiocomunicações foram da responsabilidade da empresa instaladora, após a realização, por esta, de estudos técnicos.

Estremadura espanhola com mais 102 casos covid e um óbito

CovidA Estremadura espanhola regista esta quinta-feira, dia 1 de abril, mais 102 casos positivos de Covid-19 e um óbito.

Nos hospitais da região, estão, atualmente, internadas 58 pessoas, 12 nos Cuidados Intensivos.

Nas últimas 24 horas, 49 doentes foram dados como recuperados, num total de 69.538 altas.

Desde o início da pandemia, na Estremadura espanhola, já morreram 1.726 pessoas

Elvas com mais um caso de infeção por Covid-19

covielvas1abrilO concelho de Elvas regista, esta quinta-feira, dia 1, mais um caso de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, foram registados 1353 casos de infeção, sendo que 12 estão ativos.

Da doença, no concelho de Elvas, 1313 pessoas foram dadas como recuperadas e 28 pessoas perderam a vida.

Serviço de Saúde prevê mil vacinas por dia em Badajoz a partir de dia 5

VacinacaoO Serviço de Saúde da Estremadura espanhola tem previsto iniciar na segunda-feira, dia 5, a vacinação massiva, começando pela população com idades compreendidas entre 70 e 79 anos, no Palácio dos Congressos de Badajoz, onde estrão vários pontos de enfermagem.

O objetivo é conseguir mil vacinações diárias, que é o número de pessoas que serão convidadas a receber a vacina, por dia, nestas instalações. Caso não existam problemas de administração das vacinas, e se consiga localizar todos aqueles que têm que receber estas doses, em 15 dias será possível ter já todo este núcleo vacinado, em Badajoz, e a partir daí é ir baixando a idade dos beneficiários, paulatinamente.

Paralelamente, o SES está também a procurar um outro lugar com o objetivo de ter dois pontos de vacinação na cidade, para que quando chegue a altura de administrar vacinas, a partir de abril, se consigam vacinar duas mil pessoas por dia.

As pessoas que começam a ser vacinadas na segunda-feira, deverão receber a vacina Pfizer, e a data da segunda dose da vacina, daí a 21 dias, ou então daí a 28 dias, mas com a vacina da Moderna.

Alentejo regista mais 35 casos de Covid-19

CovidA região Alentejo regista hoje, quinta-feira, dia 1, mais 35 casos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, a região conta com 29 115 infetados e 970 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Portugal regista 11 mortes e 592 novos casos Covid

covid19-RCMPortugal registou, nas últimas 24 horas, 11 mortes devido à pandemia e 592 novos casos de infeção. De ontem para hoje 702 pessoas recuperam da doença.

Esta quinta-feira, dia 11, 538 (-20) doentes estão internados, 129 (+2) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.859 mortes, 822.314 casos de infeção e 778.912 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Campo Maior sem registo de novos casos de Covid-19

CampoMaiorCovid1AbrilCampo Maior mantém-se sem casos ativos de Covid-19, esta quinta-feira, dia 1 de abril.

No concelho, foram registados 640 casos de infeção, dos quais 629 foram dados como recuperados.

Vítimas de Covid-19, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

Joana Muñoz deixa presidência da CPCJ de Elvas

Joana MunozA Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas terá novo presidente, em breve, uma vez que a atual responsável máxima pela instituição, no concelho, Joana Muñoz (na foto), está de saída.

Por motivos pessoais, a ainda presidente, solicitou redução de horário e pré-reforma, assegurando não ter dúvidas que outro membro da atual equipa de trabalho, com igual competência, irá assumir o cargo. “O presidente tem de estar a tempo inteiro, mas certamente, eu vou lá estar também, porque, neste momento, tenho a comissão no coração. A equipa é muito boa e há pessoas muito competentes”, revela.

Joana Muñoz revela ainda que o seu mandato, em termos oficiais, terminou em janeiro, mas que, devido à pandemia, não foi possível ainda realizar as eleições. “Devíamos ter ido a eleições em janeiro, mas isto é uma situação atípica. Agora não sei quando haverá condições para que possamos ir a eleições”, revela, esperando que seja “muito em breve”.

As comissões de proteção de crianças e jovens são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional, que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

Intervêm quando recebem sinalizações de crianças e jovens que se encontrem, entre outras situações, abandonados ou que vivem entregues a si mesmos, que sofrem maus tratos físicos ou psíquicos, que sejam vítimas de abusos sexuais, ou não recebam os cuidados o a afeição adequados à sua idade e situação pessoal.