Município de Monforte continua a promover Centro de Estudos no concelho

CentroEstudosMonforteO Município de Monforte procedeu, recentemente, à renovação do protocolo relativo ao Centro de Estudos, dinamizado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas.

Este é um serviço gratuito, de apoio às famílias, através de um centro de explicações, que abrange todas as freguesias do concelho, e que de acordo com o presidente da Câmara, Gonçalo Lagem, tem sido um projeto “de excelência”.

“Este serviço já existe há dois anos a esta parte, que visa um centro de explicações, com a afetação de dois recursos qualificados, portanto, dois professores de ensino primário”, explica o autarca, adiantando que o mesmo funciona dois dias por semana, em cada uma das freguesias.

Gonçalo Lagem revela ainda que este tem serviço tem contado com bastantes inscrições, pelo que, em concelhos como o de Monforte, “nem tudo são só dificuldades”. “Aqui também há serviços de excelência, que disponibilizamos aos munícipes”, adianta. Estes centros de estudo, garante ainda, têm estado “a funcionar de forma extraordinária e com resultados”.

“Estes investimentos que fazemos hoje, vão ter repercussões e consequências positivas num futuro próximo, com toda a certeza”, assegura.

Por esta altura, e devido à pandemia, o centro de estudos funciona através de meios digitais. “Os professores fazem o acompanhamento das crianças pelas diferentes plataformas de videoconferência, mas ainda assim tem funcionado bem”, remata.

O serviço, é dispensado gratuitamente aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, cabendo ao Município a cedência de salas nas instalações do Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior e a contratação de dois técnicos para prestar o apoio ao estudo, não só no Centro, em Monforte, mas também deslocando-se às restantes três freguesias do Concelho e auxiliando, ainda, as animadoras responsáveis pelas Atividades de Animação e Apoio à Família dirigidas às crianças do Pré-escolar do concelho e que estão a ser asseguradas pela autarquia.

O acordo correspondente ao ano de 2021 foi assinado, no final do mês passado, num ato que contou com as presenças de Gonçalo Lagem e João Luís Velez, presidente da direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Monforte.