Hospital do Espírito Santo de Évora apela à dádiva de sangue

DoacaoSangueAs dádivas de sangue sofreram uma diminuição na ordem dos 50% nos meses de Dezembro e Janeiro, em muito devido à pandemia Covid-19.

Francisco Ferro, médico do serviço de imunohemoterapia do Hospital do Espírito Santo de Évora relembra que o stock de sangue estava em baixo, mas houve um apelo nacional e os dadores aderiram em massa, por isso, neste momento o hospital tem unidades de sangue armazenadas, que deverão chegar para mais 15 dias. “Houve um apelo nacional e nesta última semana conseguimos repor o stock, portanto, de momento estamos bem, mas seria bom que os dadores fizessem a sua dádiva um pouco mais tarde, porque em Março voltamos ao mesmo problema e não temos sangue suficiente”. O médico adianta que o stock está assegurado para os próximos 10 ou 15 dias.

Para doar sangue “basta dirigir-se ao serviço do sangue com um documento de identificação, aparentemente ser saudável, e preencher um inquérito que depois será validado pelo médico de serviço, que indica se pode ou não dar sangue”.

Neste momento, as dádivas de sangue no HESE funcionam por agendamento, que pode ser feito pelo número 266 740 132, para evitar aglomerados.

No Hospital do Espírito Santo de Évora são necessárias entre 15 a 20 unidades de sangue por dia.

Os grupos sanguíneos A e 0 são os que estão mais em falta. Para ser dador de sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, um peso igual ou superior a 50 kg e hábitos de vida saudáveis.