Candidaturas ao concurso de ideias “Business in Alentejo” até final do mês

BusinessInAlentejoO concurso de ideias “Business in Alentejo”, promovido por associações empresariais como a da região de Portalegre, a NERPOR, procura estimular o lançamento de startups inovadoras e incentivar o investimento empresarial com a utilização de tecnologia e conhecimento.

Os prazos para as candidaturas, abertas até dia 31 deste mês, podem vir a ser alargados, revela Jorge Pais, o presidente da NERPOR, adiantando que, com este concurso, procura-se reforçar o tecido empresarial da região e, com isso, gerar emprego e dinamizar a economia.

“Queremos permitir que haja uma maior adesão e candidaturas a este concurso, que é uma forma de incentivar as pessoas, que tenham ideias de negócio, a presentá-las e poderem ir por essa via, pedindo o apoio necessário para a sua concretização”, revela Jorge Pais.

O presidente da NERPOR revela ainda que o prémio, para o projeto vencedor, é de três mil euros. Para além disso, quem vencer, receberá todo o apoio para tornar real a ideia de negócio. “Através dos nossos técnicos e consultores, damos toda a assistência ao projeto vencedor para, efetivamente, tornar realidade aquilo que, neste momento, não passará de uma ideia”, assegura.

As candidaturas podem ser apresentadas por um ou mais promotores, no máximo três, com idade igual ou superior a 18 anos, e destina-se a cidadãos detentores de ideias de negócio e projetos de criação de empresas, que cumpram requisitos como exequibilidade financeira, adequação ao mercado, caráter inovador, credibilidade das referências académicas e profissionais dos seus promotores.

Está excluída a participação no Concurso de Ideias por pessoas pertencentes aos quadros de pessoal, cargos dirigentes das instituições promotoras e membros do júri, bem como seus parentes em linha direta.

Podem ser apresentadas candidaturas por uma única pessoa ou por uma equipa, sendo que neste caso os dados a incluir na candidatura deverão ser os do líder do projeto, devendo referir-se os restantes elementos da equipa no formulário; e cada empreendedor pode apresentar mais do que uma candidatura. O regulamento e a ficha de inscrição

As candidaturas estão disponíveis até às 23.59 horas de dia 31 deste mês, e decorrem online, através da submissão do formulário disponível aqui.

Este concurso de ideias é uma iniciativa das Associações Empresariais NERE, NERBE, NERPOR e NERSANT, no âmbito do projeto “BUSINESS +2.0”, cofinanciada pelo programa Alentejo 2020 e FEDER.

Alandroal com mais cinco casos covid e cinco recuperados

covidAlandroal26janO concelho de Alandroal regista esta terça-feira, dia 26, mais cinco casos de infeção por covid-19, e também mais cinco pessoas recuperaram da doença.

Dos 216 casos confirmados, neste concelho, desde o início da pandemia, 46 estão ativos, 168 já foram dados como recuperados e há ainda registo de duas vítimas mortais.

Instalação de Hospital de campanha na IFEBA está numa fase avançada

HOSPITAL CAMPANHA BADAJOZA instalação do hospital de campanha, na IFEBA, em Badajoz, está já numa fase avançada. Esta instalação conta com um espaço para receber doentes infetados com Covid-19, que não estejam em estado crítico.

Francisco Fragoso, Alcaide de Badajoz, realça que “os trabalhadores estiveram empenhados todos os dias, para que este hospital de campanha esteja pronto o quanto antes”, e enaltece o trabalho desenvolvido nas últimas 48 horas. O alcaide apela ainda a todos para que cumpram as normas em vigor, apelando ao “auto confinamento e que as pessoas saiam apenas para o imprescindível”.

O alcaide afirma que “não se podem pedir mais sacrifícios aos setores do comércio e hotelaria, sem que a população acompanhe as medidas em vigor”, por isso pede um esforço por parte de todos, e apela ao recolher antes as 22 horas, de forma voluntária.

Hospital de campanha, que está a ser instalado na IFEBA, e contará com 150 camas para receber doentes covid, e onde estarão médicos de clínica geral, enfermeiros e auxiliares, muitos deles a trabalhar em turnos de 12 e 24 horas.

Elvas com mais 14 casos covid e 20 recuperações

covidelvasO concelho de Elvas regista esta terça-feira, dia 26, mais 14 casos de infeção por Covid-19 e também mais 20 pessoas recuperaram da doença.

Desde o início da pandemia, foram registados, em Elvas, 1150 casos de infeção, dos quais 370 estão ativos, 763 já foram dados como recuperados e 17 pessoas faleceram devido ao novo coronavírus.

Portugal com mais 10. 765 casos covid e 291 mortes

coronavirus-newPortugal regista, esta terça-feira, dia 26, mais 291 (+2,7%) mortes associadas à Covid-19, e 10.765 (+1,7%) novos casos de infeção. Os números foram publicados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O novo máximo de óbitos em 24 horas foi atingido com o contributo de todas as regiões: 145 pessoas residentes em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 68 no Norte, 55 no Centro, 15 no Alentejo, seis no Algarve, uma na Madeira e uma nos Açores. Dos 10.765 novos infetados, mais de metade é em LVT: 5785 doentes, 54% do total nacional.

O número de casos ativos, nas últimas 24 horas, baixou: é de 167.381, menos 3254 desde ontem. Estão internadas, hoje, 6472 pessoas (mais 52 do que ontem), das quais 765 (menos duas, de segunda para terça-feira) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Nas últimas 24 horas, mais 13.728 pessoas recuperaram da doença, num total de 475.485 recuperações. Desde o início da pandemia, em Portugal, do novo coronavírus já morreram 11.012 pessoas e foram infetadas 653.878.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 10.455 casos na terça 19 de janeiro; 14.647 casos na quarta-feira 20 de janeiro; 13.544 casos na quinta 21 de janeiro; 13.987 casos na sexta-feira 22 de janeiro; 15.333 casos no sábado 23 de janeiro; 11.721 casos no domingo 24 de janeiro; 6721 casos na segunda-feira 25 de janeiro; e 10.765 na terça 26 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Arronches tem mais três casos covid e uma recuperação

covidarronches26janO concelho de Arronches regista esta terça-feira, dia 26, mais três casos de infeção por covid-19 e também mais uma pessoa recuperou da doença, nas ultimas 24 horas.

Em Arronches, desde o início da pandemia, há registo de 129 casos de infeção, dos quais 51 estão ativos e 74 já foram dados como recuperados.

Há também a lamentar quatro óbitos, neste concelho.

Portalegre com mais três casos covid e uma recuperação

covidportalegre26janO concelho de Portalegre regista esta terça-feira, dia 26, mais três casos de infeção por Covid-19 e também mais uma pessoa recuperou da doença.

Desde o início da pandemia já se registaram, neste concelho 897 casos positivos de infeção, dos quais 140 estão ativos, 718 já foram dados como recuperados e 39 pessoas faleceram.

Desmaio ou lipotimia no De Boa Saúde desta semana

DrPintaoCarlosFalcato.jpgO desmaio é o resultado da perda de consciência por um curto período de tempo. Um desmaio geralmente dura de alguns segundos a alguns minutos e faz com que a pessoa caia, devido à falha dos sentidos.

O nome técnico do desmaio “é lípotimia e caracteriza-se pela perda de consciência provocada pela falta de irrigação cerebral, o que é grave”, de acordo com o médico Pintão Antunes.

Em alguns casos, antes do desmaio a pessoa pode apresentar sensações como vertigem, tontura, fraqueza e náuseas

O desmaio, ou lipotimia, é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Campo Maior tem mais 15 recuperações de covid e 6 novos casos

covidCampomaior26janO concelho de Campo Maior regista hoje, terça-feira, dia 26, mais seis casos de infeção por Covid-19, e também mais 15 pessoas recuperaram da doença.

Dos 528 casos confirmados desde o início da pandemia, 238 estão ativos, 285 já foram dados como recuperados., e cinco pessoas morreram devido ao novo coronavírus.

Novo Centro de Saúde do Crato abre portas esta terça-feira

Centro-saude-cratoO novo edifício do Centro de Saúde do Crato abre portas hoje, terça-feira, dia 26, depois de ter sofrido obras de requalificação.

Estas novas instalações, segundo a ULSNA, “irão permitir melhores condições de trabalho para os profissionais, mais qualidade no atendimento e uma melhor acessibilidade dos utentes, estando igualmente preparadas para uma resposta mais adequada neste contexto de pandemia”.

A obra e equipamento teve um custo total de cerca de 880 mil euros, com a comparticipação da Comunidade Europeia de 85% e o restante suportado pelo município do Crato em 7,5% e pela ULSNA-EPE em 7,5%.

Com este novo e moderno equipamento de Saúde, a ULSNA- EPE prossegue a sua carteira de investimentos no distrito de Portalegre.