Ayuntamiento de Badajoz lança concurso Fotografia de Natal 2020

concurso fotografia badajozO Ayuntamiento de Badajoz lançou um concurso de Fotografia de Natal, no qual podem participar todas as pessoas com mais de 18 anos, que assim o entendam.

As fotografias, que se apela a que sejam originais, inéditas e não tenham sido premiadas noutro concurso, devem refletir as festas de natal na cidade de Badajoz. A técnica usada nas fotografias é deixada ao critério dos participantes, no entanto não são permitidas montagens de fotografias.

Cada participante pode apresentar um máximo de três fotografias, com medida de 18 x 24 cm como mínimo e de 30 x 40 cm no máximo.

As fotografias instantâneas podem ser entregues entre 11 e 22 de janeiro, de forma presencial ou enviada por correio, para a Concejalía de Cultura, para a seguinte morada: calle Soto Mancera, número 8.

Na página do Ayutamiento é possível consultar todas as regras do concurso que terá três prémios e um diploma para todos os participantes. O primeiro prémio é de 450 euros, o segundo de 300 euros e o terceiro de 150 euros. O júri é presidido pelo Alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso e por profissionais de âmbito artístico.

Estremadura regista novo pico de novos infetados

coronavirus-newA Estremadura espanhola registou este sábado, dia 9, 1248 casos de infeção por Covid-19 e a morte de 10 pessoas. Em 24 horas, 222 pessoas recuperaram da doença.

As autoridades de saúde registam 385 pessoas internadas, 40 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Por áreas de saúde: Badajoz tem mais 378; Mérida, 290; Don Benito, 186; Cáceres 164 casos; Plasencia, 67; Llerena – Zafra, 64; Navalmoral de la Mata, 58 e Coria, 41 casos novos.

GNR explica como retirar gelo dos pára-brisas das viaturas

GNRDescongelanteTendo em conta o tempo frio que se faz sentir em todo o território nacional, a GNR explica, através de um post na sua página de Facebook, como os condutores devem retirar o gelo que, muitas vezes, pela manhã, cobre os para-brisas das viaturas.

“Porque conduzir com gelo no vidro é um perigo, sugerimos que utilize um descongelante para garantir a visibilidade durante a condução”, pode ler-se.

A GNR sugere ainda a preparação de um descongelante “caseiro”, que pode ser pulverizado no vidro com gelo. Para produzir esse descongelante, pode usar-se para partes de água, uma de vinagre; ou para duas partes de água, uma de álcool.

Como alternativa, aconselha a GNR, “raspe o gelo utilizando um cartão de plástico que tenha na sua carteira”.

A GNR alerta ainda para que não se coloque álcool ou vinagre no depósito de água do limpa pára-brisas.

Arronches tem mais cinco casos ativos de Covid-19

Covid Arronches 9 JaneiroO concelho de Arronches registou, nas ultimas 24 horas, cinco novos casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, o concelho tem já 83 casos confirmados, sendo que 47 estão ativos e 36 foram dados como recuperados.

Alentejo tem mais 582 infetados e 11 mortes

covid19-RCMA região Alentejo regista hoje, sábado, dia 9, mais 582 (+4,2%) novos casos de Covid-19, num total de 14 404 infetados desde o início da pandemia.

O número de 582 novos infetados em 24 horas é o mais elevado do Alentejo durante esta pandemia.  O anterior máximo era 524, no passado dia 31 de dezembro.

O número de mortes subiu hoje para 308 uma vez que, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), morreram mais 11 pessoas na região.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas são os seguintes: 97 casos no sábado 2 de janeiro; 155 casos no domingo 3 de janeiro; 383 casos na segunda-feira 4 de janeiro; 310 casos na terça 5 de janeiro; 439 casos na quarta-feira 6 de janeiro; 574 novos casos na quinta 7 de janeiro; 433 casos na sexta-feira 8 de janeiro; e 582 casos no sábado 9 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal regista mais 9478 casos de infeção e 111 mortes

covid19-2-RCMPortugal registou, nas últimas 24 horas, mais 9478 casos de infeção confirmada e 111 óbitos. De ontem para hoje, 5899 pessoas recuperam da doença.

Os 9478 novos infetados têm uma distribuição mais uniforme nas três principais regiões: 3377 (36%) no Norte, 3009 (32%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 2074 (22%) no Centro. Os 111 óbitos de ontem para hoje eram 44 moradores em LVT, 29 no Norte, 25 no Centro, 11 no Alentejo e dois no Algarve.

O número de casos ativos é um novo máximo: hoje são 102.406, mais 3468 que ontem. Este sábado, dia 9 de janeiro, o número de internados atinge novo máximo: 3555 doentes estão hospitalizados (mais 104 que ontem), dos quais 540 (mais quatro de ontem para hoje) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7701 mortes, 476.187 casos de infeção e 366.080 casos de recuperação, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas são os seguintes: 3241 casos no sábado 2 de janeiro; 3384 casos no domingo 3 de janeiro; 4369 casos na segunda-feira 4 de janeiro; 4956 casos na terça 5 de janeiro; 10.027 casos na quarta-feira 6 de janeiro; 9927 casos na quinta 7 de janeiro; 10.176 casos na sexta-feira 8 de janeiro; e 9478 casos no sábado 9 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

O melhor de 2020 a nível ambiental no Alto Alentejo, segundo a Quercus

BalancoAmbiental2020QuercusO Núcleo Regional de Portalegre da Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza, no início de 2021, decidiu apresentar uma lista daquilo que, do seu ponto de vista, marcou positiva e negativamente o ano de 2020, ao nível ambiental do Alto Alentejo.

O fim da apanha noturna de azeitona em olivais superintensivos, a boa posição do Alto Alentejo ao nível do índice de qualidade ambiental, a criação da primeira Comissão de Cogestão do país no Parque Natural da Serra de São Mamede e a atribuição de bandeiras verdes a Avis e Alandroal são os principais aspetos positivos de 2020, na região, do ponto de vista da Quercus.

Fim da apanha noturna de azeitona em olivais superintensivos

Depois da Quercus ter solicitado ao anterior e ao atual Governo que tomasse medidas legislativas urgentes, no sentido de proibir a apanha noturna de azeitona por meios mecânicos nos olivais superintensivos da região do Alentejo, o Governo veio finalmente em 2020 reconhecer os impactes negativos desta prática e proibi-la em território nacional. Recorda-se que ficaram demonstrados os impactes nefastos que a apanha noturna mecânica de azeitona nos olivais superintensivos tinham na vida selvagem, e em especial na avifauna, tendo a Quercus estimado, sob uma perspetiva conservadora e a partir de dados oficias, a morte de 70.000 a 100.000 aves protegidas por ano em Portugal.

Alto Alentejo bem posicionado na Qualidade Ambiental

A análise do Índice Sintético de Desenvolvimento Regional, referente a 2018, foi divulgada em Junho deste ano, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta análise revelou que, ao nível do índice de qualidade ambiental, o Alto Alentejo se situa em quarto lugar nacional, atrás de Trás-os-Montes (1º lugar), Beira Baixa (2º lugar), e Região Autónoma da Madeira (3º lugar). O estudo incidiu sobre 25 regiões Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS) III e mostra que, apesar de muito existir ainda a fazer, o Alto Alentejo é uma referência em termos ambientais, a nível nacional.

Criada a primeira Comissão de Cogestão do País no Parque Natural da Serra de São Mamede

O Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM), no distrito de Portalegre, tornou-se na primeira área protegida do País a ter uma Comissão de Cogestão, indo assim ao encontro do objetivo de tentar conseguir uma gestão de maior proximidade, com intervenção mais direta dos municípios e dos agentes locais na valorização territorial desta área protegida. A Comissão de Cogestão do PNSSM conta com a presença do Município de Castelo de Vide (que preside), do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, do Instituto Politécnico de Portalegre, da Associação de Lugares da Serra Alentejana, da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre, do Turismo do Alentejo – E.R.T. e da Quercus. Será fundamental e imprescindível, para que os trabalhos futuros deste novo modelo de gestão corram da melhor forma, que todos os agentes envolvidos cooperem de forma justa e leal, tendo sempre bem presentes os objetivos que devem prevalecer na conservação dos valores do PNSSM, em especial os naturais e paisagísticos.

Avis e Alandroal com bandeira verde

Os Municípios de Avis e do Alandroal foram distinguidos com a bandeira verde atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Essa atribuição foi condicionada à avaliação do seu desempenho, através de indicadores de sustentabilidade, sendo um estímulo e uma responsabilidade para o fortalecimento de ações continuadas que visam a elevação da sua qualidade ambiental e educacional. É de salientar que dos Municípios portugueses vencedores da Bandeira Verde Eco XXI, Avis e Alandroal foram os únicos Municípios do Alto Alentejo galardoados.

Campo Maior com 28 novos casos de Covid-19 e mais uma morte

Covid Campo MAior 9 janO concelho de Campo Maior regista este sábado, dia 9, 28 novos casos de infeção por Covid-19, a terceira morte e a recuperação de seis pessoas.

De acordo com as Autoridades de Saúde, Campo Maior regista 174 casos confirmados de Covid-19, sendo que 82 estão ativos e 89 foram já dados como recuperados.

Selo Europeu de Qualidade eTwinning do CEAN é reconhecer o trabalho desenvolvido

PrémioCEANETwinnigO projeto “Um Jardim Florido na Raia”, dinamizado pela Biblioteca do Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, foi distinguido com o Selo Europeu de Qualidade eTwinning.

Este projeto já tinha sido distinguido no passado mês de agosto com o Selo Nacional de Qualidade. As três escolas reuniram o selo nacional só depois disso foi atribuído o selo europeu.

Para Manuela Tomé, responsável pelo projeto, este selo “é um reconhecimento do trabalho desenvolvido”, e “apesar da pandemia, que deixou o projeto a meio a determinada altura, através das novas tecnologias por possível interagir com as escolas parceiras, de Elvas e de Badajoz”.

O objetivo do projeto passou por “divulgar as festas do povo, junto dos alunos de Elvas e de Badajoz, que marcam as raízes dos campomaiorenses”. Começaram por explicar “a história de como surgiram estas festas e depois ainda conseguiram fazer, no dia da criança, ornamentar janelas e portas com flores de papel criadas com material reciclável, no meio da pandemia conseguimos transmitir os valores das Festas do povo, não só aos alunos do CEAN, que conheceram ainda melhor as raízes e tradições das festas também aos vizinhos de Elvas e Badajoz”.

Com a pandemia o projeto teve de sofrer algumas alterações, onde as novas tecnologias foram aliadas, mas “o objetivo inicial foi cumprido, e conseguiram explicar como se decoravam as pandeiretas e ensaiar algumas músicas e tradicionais saias de Campo Maior”, explica Manuela Tomé.

Continuar a trabalhar em conjunto com os mesmos parceiros e com instituições de outros países é o que este selo possibilita agora ao Centro Educativo Alice Nabeiro, e desenvolver novos projetos neste âmbito.

Cada aluno do CEAN e professores colaboradores também receberam um certificado de participação neste projeto colaborativo realizado entre Campo Maior, Badajoz e Elvas.

Euromilhões com jackpot de 41 milhões de euros

euromilhoesRCM.pngO próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 41 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

A chave sorteada é composta pelos números 18 – 23 – 37 – 41 – 42 e pelas estrelas 4 e 6.

Um terceiro prémio, no valor de 28 mil euros saiu a um apostador com aposta registada em Portugal.

Quatro jogadores vão receber o segundo prémio, nenhum deles em Portugal.