O melhor de 2020 a nível ambiental no Alto Alentejo, segundo a Quercus

BalancoAmbiental2020QuercusO Núcleo Regional de Portalegre da Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza, no início de 2021, decidiu apresentar uma lista daquilo que, do seu ponto de vista, marcou positiva e negativamente o ano de 2020, ao nível ambiental do Alto Alentejo.

O fim da apanha noturna de azeitona em olivais superintensivos, a boa posição do Alto Alentejo ao nível do índice de qualidade ambiental, a criação da primeira Comissão de Cogestão do país no Parque Natural da Serra de São Mamede e a atribuição de bandeiras verdes a Avis e Alandroal são os principais aspetos positivos de 2020, na região, do ponto de vista da Quercus.

Fim da apanha noturna de azeitona em olivais superintensivos

Depois da Quercus ter solicitado ao anterior e ao atual Governo que tomasse medidas legislativas urgentes, no sentido de proibir a apanha noturna de azeitona por meios mecânicos nos olivais superintensivos da região do Alentejo, o Governo veio finalmente em 2020 reconhecer os impactes negativos desta prática e proibi-la em território nacional. Recorda-se que ficaram demonstrados os impactes nefastos que a apanha noturna mecânica de azeitona nos olivais superintensivos tinham na vida selvagem, e em especial na avifauna, tendo a Quercus estimado, sob uma perspetiva conservadora e a partir de dados oficias, a morte de 70.000 a 100.000 aves protegidas por ano em Portugal.

Alto Alentejo bem posicionado na Qualidade Ambiental

A análise do Índice Sintético de Desenvolvimento Regional, referente a 2018, foi divulgada em Junho deste ano, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta análise revelou que, ao nível do índice de qualidade ambiental, o Alto Alentejo se situa em quarto lugar nacional, atrás de Trás-os-Montes (1º lugar), Beira Baixa (2º lugar), e Região Autónoma da Madeira (3º lugar). O estudo incidiu sobre 25 regiões Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS) III e mostra que, apesar de muito existir ainda a fazer, o Alto Alentejo é uma referência em termos ambientais, a nível nacional.

Criada a primeira Comissão de Cogestão do País no Parque Natural da Serra de São Mamede

O Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM), no distrito de Portalegre, tornou-se na primeira área protegida do País a ter uma Comissão de Cogestão, indo assim ao encontro do objetivo de tentar conseguir uma gestão de maior proximidade, com intervenção mais direta dos municípios e dos agentes locais na valorização territorial desta área protegida. A Comissão de Cogestão do PNSSM conta com a presença do Município de Castelo de Vide (que preside), do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, do Instituto Politécnico de Portalegre, da Associação de Lugares da Serra Alentejana, da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre, do Turismo do Alentejo – E.R.T. e da Quercus. Será fundamental e imprescindível, para que os trabalhos futuros deste novo modelo de gestão corram da melhor forma, que todos os agentes envolvidos cooperem de forma justa e leal, tendo sempre bem presentes os objetivos que devem prevalecer na conservação dos valores do PNSSM, em especial os naturais e paisagísticos.

Avis e Alandroal com bandeira verde

Os Municípios de Avis e do Alandroal foram distinguidos com a bandeira verde atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Essa atribuição foi condicionada à avaliação do seu desempenho, através de indicadores de sustentabilidade, sendo um estímulo e uma responsabilidade para o fortalecimento de ações continuadas que visam a elevação da sua qualidade ambiental e educacional. É de salientar que dos Municípios portugueses vencedores da Bandeira Verde Eco XXI, Avis e Alandroal foram os únicos Municípios do Alto Alentejo galardoados.