Congestão nasal no “De Boa Saúde” desta semana

DrPintaoCarlosFalcato.jpgPor esta altura do ano é muito normal sofrermos de congestão nasal, que é como quem diz, ter o nariz entupido.

A verdade é que, muitas vezes, este é um sintoma de outro problema de saúde, como sinusite ou rinite alérgica, como explica o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”.

“A congestão acontece quando há uma rinite, que é uma inflamação da mucosa do nariz, e tanto pode ser a inflamação pura das mucosas nasais, como também ser pode adjacente à pessoa ter sinusite, por exemplo”, esclarece o médico.

Quanto aos tratamentos, Pintão Antunes esclarece que os mesmos só devem ser aplicados depois de descoberta a causa da congestão nasal.

A congestão nasal é um dos principais sintomas da constipação comum, podendo ser associada a outros, como secura e sensação de pressão na testa. A congestão nasal resulta da infeção de origem viral da mucosa nasal, que dá origem inflamação e os sintomas característicos da constipação comum.

A congestão nasal é o tema desta semana do “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes. Para ouvir hoje, às 19.30 horas.