Município de Arronches aprova medidas de apoio a empresas e munícipes

FermelindaCarvalho2016RCM.jpgO município de Arronches aprovou recentemente um conjunto de medidas que pretendem ajudar os munícipes, e empresários da área comercial e hoteleira.

Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Arronches afirma que foi aprovada a isenção de pagamento de rendas aos comerciantes que estão de portas encerradas, e têm o seu negócio em espaços que são propriedade do município. “Uma vez que os mesmos não podem tirar daí qualquer receita, e é difícil para os empresários estarem a pagar renda de um espaço que não lhes confere qualquer receita, neste momento o município aprovou esta isenção de forma a ajudá-los.”

Outra das medidas foi ajudar os munícipes no pagamento de rendas sociais e água, “não se tratando de uma isenção”. Fermelinda não concorda com a isenção destes pagamentos “uma vez que seria injusto para quem não habita uma casa da Câmara”. Quanto à questão do pagamento da água, Fermelinda não concorda com a sua suspensão, uma vez que “é um bem essencial e poderemos falar de seca daqui a uns tempos”. A presidente explica que o que se pretende neste sentido é “caso um munícipe não possa pagar a renda social ou a água, a mesma não acresce de juros”.

O município de Arronches isentou ainda, até final do ano, o pagamento de taxas de ocupação da via pública, como esplanadas, táxis, entre outros. Estas são taxas que “o município normalmente cobra, mas neste momento esta isenção é uma ajuda também à parte empresarial que é bastante lesada com a pandemia do covid-19”.

No que às IPSS’s diz respeito Fermelinda Carvalho explica que “foram feitas algumas encomendas de material de proteção individual que será distribuído” pelas mesmas, sendo “esta uma forma de ajuda, não é uma questão de dinheiro, mas a dificuldade é encontrar o material e entrega-lo a quem mais precisa, que são as IPSS’s”.

O município de Arronches que aprovou um conjunto de medidas para apoiar os mais lesados pela pandemia de Covid-19.