Operação Spring Break

GNROperacaoViagemFinalistas.jpgAté 2 de Abril decorre a operação ‘Spring Break’ da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Esta operação, que começou a 19 de Março, visa realizar ações de sensibilização junto das escolas e nas fronteiras terrestres de Caia (Portalegre), Vilar Formoso (Guarda) e Vila Real de Santo António (Faro), de forma a prevenir a adoção de comportamentos de risco inerentes ao consumo de droga e álcool, por parte da população jovem, que nesta altura se desloca a Espanha em viagem de finalistas.

De acordo com nota da GNR Durante a primeira fase (19 a 23 de Março) “militares dos Núcleos Escola Segura realizam ações de sensibilização junto dos jovens, alertando-os para os comportamentos de risco associados a estas viagens, direcionado para o grupo-alvo de alunos do 9º ao 12º ano de escolaridade”.

Na 2ª fase (23 de Março a 2 de Abril) militares dos comandos territoriais, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de deteção de droga, em coordenação com a Guardia Civil de Espanha, “realizam ações de fiscalização nas fronteiras terrestres para detetar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, bem como garantir condições de segurança dos veículos que transportam os alunos”.

Entre 26 de Março e 8 de Abril decorre a 3ª fase de operação ‘Spring Break’. Durante estes dias vão ser realizadas ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais no âmbito da venda de álcool e produtos estupefacientes a adolescentes e jovens adultos.