APAV lança campanha sobre Violência Doméstica contra Homens

APAVCampanhaHomensA Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançou recentemente uma campanha de sensibilização para o fenómeno da violência doméstica contra os homens. A associação lembra que também existe violência doméstica contra homens e apresenta as Estatísticas APAV – Homens Vítimas de Violência Doméstica 2013-2015.

A campanha foi desenvolvida por Alexandre Freitas, Irene Nita, Joana Oliveira, João Humberto e Margarida Marques, alunos do curso de Publicidade e Marketing da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa.

Esta campanha aponta a vergonha como uma marca num homem vítima de violência doméstica, premissa que serve de mote à campanha. A campanha pretende dar imagem à vergonha, emoção comum nas vítimas, que permanece, muitas vezes invisível.

A violência doméstica provoca muitas vítimas em Portugal e, apesar de a maioria serem mulheres, a APAV quer chamar a atenção para o facto de também haver homens entre as vítimas.

Entre 2013 e 2015, a APAV registou um total de 1.240 homens adultos vítimas de violência doméstica, tendo-se verificado um aumento de 14,4% entre 2013 e 2015.