O Portal Alentejo a pé, disponibilizado pela CCDRA no seu website, está a celebrar dois anos de existência.
Este Portal apresenta a informação relativa a percursos pedestres existentes na Região Alentejo, que possam ser percorridos, em autonomia, por diferentes tipos de utilizadores, podendo a sua pesquisa ser efectuada a partir de algumas características, como a extensão, duração, grau de dificuldade, a sua designação e localização geográfica (por concelho). Além dos percursos da responsabilidade das autarquias da Região, inclui informação sobre os percursos da Rota Vicentina, do projeto Alentejo Feel Nature e do Transalentejo.
Este projeto, iniciado em Maio de 2014 pela CCDRA, apresentando 102 percursos distribuídos por 27 concelhos do Alentejo, alargou a informação disponibilizada ao público para 140 percursos distribuídos por 37 concelhos do Alentejo, no final de Abril de 2016.
Em termos de utilização, entre 30 de Março de 2015 e 01 de Março de 2016 (período de 11 meses), o portal registou um número total de 16.652 visitantes.
Num apuramento de 50 países, é interessante verificar a dispersão/divulgação da informação, que pode ser analisada em vários parâmetros, permitindo verificar que as atividades ligadas à natureza e ao pedestrianismo acolhem adeptos em vários países, uma vez que se presume que quem consulta um portal específico deste tipo representa um segmento de interessados no tema e potenciais utilizadores.
Assim, nos primeiros lugares em termos de visitantes, registam-se:
1º Portugal 11.958
2º EUA 1.348
3º Brasil 702
4º Espanha 326
5º França 245
6º Alemanha 222
7º Federação Russa 177
8º Reino Unido 102
9º Holanda 88
Contudo, o universo de visitantes (numa lista de 50 países) revelou um espectro bastante alargado, que incluiu, por exemplo, utilizadores da República da Coreia (34), Japão (22) ou Indonésia (8), registando-se ainda 2 utilizadores da Tailândia e 2 utilizadores da Georgia.
Em termos de utilização, o portal registou no mesmo período um total de 116.709 páginas consultadas, uma média de 7,01 páginas vistas por cada visitante, indicando assim a consulta de diferentes percursos. A este número de visitantes e de páginas de percursos consultadas, correspondeu o total de 401.358 cliques de visitantes, ou seja, uma média de 24,10 cliques por visitante, revelando informação que foi pesquisada dentro das páginas dos percursos.
Sendo este portal Alentejo a pé uma base de dados dos percursos disponíveis na Região Alentejo, as entidades responsáveis pelos percursos poderão remeter a informação atualizada à CCDRA (alteração dos percursos existentes ou implementação de novos), de modo a que exista uniformidade na informação disponibilizada ao público.