Centro de Formação de Portalegre da GNR no “Ponto de Vista”

ComandanteJoaoBentoO Centro de Formação de Portalegre da Guarda Nacional Republica tem atualmente a decorrer um curso de formação de guardas.

Na edição desta semana de Ponto de Vista, o coronel de infantaria João Carlos Meirim Bento (foto ao lado), comandante do Centro de Formação de Portalegre da GNR, fala acerca da formação que é dada aos guardas provisórios.

O comandante começa por referir como se desenvolve o curso de formação de guardas: “desenvolve-se em três fases distintas: uma primeira fase que é a chamada formação geral militar, que dura quatro semanas; depois uma segunda fase que é a formação escolar, que dura cerca de sete meses; e depois uma terceira fase que é a formação em exercício, que consiste num estágio, em que os guardas provisórios depois de terem tido toda a formação teórica vão para o dispositivo territorial da guarda durante a época estival para pôr em prática os conhecimentos que adquiriram aqui”.

O coronel de infantaria João Bento revela quantos guardas têm sido formados em Portalegre: “em 2012/2013 tivemos 273 novos guardas; em 2014 tivemos 432 guardas; no último ano letivo, 2014/2015, tivemos 400 novos guardas para a instituição; e neste curso que está agora a decorrer temos cá 457 novos guardas, se todos chegarem ao fim, porque nunca temos uma taxa de aproveitamento de 100%”.

A este último curso que está a decorrer, respeitante ao ano letivo 2015/2016, concorreram “cerca de 12 mil candidatos para 450 vagas”.

Esta é uma entrevista para ouvir hoje, na Rádio Campo Maior, às 11 horas.