Reportagem sobre Dia Mundial do Rim na Rádio Campo Maior

DiaMundialRimEm Portugal existem cerca de 800 mil pessoas com insuficiência renal crónica cujas causas principais estão na diabetes e na hipertensão arterial. Verificam-se ainda cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal, ou seja, hemodiálise, e dois mil em lista de espera para um transplante renal.

O Dia Mundial do Rim celebra-se este ano a 10 de março.

O objetivo deste dia é consciencializar a população mundial para a importância do rim na saúde do Homem e reduzir a ocorrência de problemas de saúde ligados a doença renais.

Para assinalar esta data, a Rádio Campo Maior foi até à clinica de Portalegre da Fundação Renal Portuguesa para falar com alguns dos profissionais de saúde e também com alguns dos pacientes que todas as semanas lá realizam os seus tratamentos.

“Os rins são órgãos cuja principal função é reduzir os resíduos existentes no organismo e o excesso de água que se vai formando, quando há a perda dessa função chega-se à chamada doença renal. Há vários tipos de doença renal: há a doença renal aguda, que surge de uma maneira súbita; e há a chamada doença renal crónica, que ocorre quando uma doença ou outra condição de saúde prejudica a função renal”, começa por referir a médica Isabel Pereira.

Nesta reportagem dois pacientes falam acerca da sua experiência em tratamentos de hemodiálise e a nutricionista dá alguns conselhos no sentido de prevenir a doença.

O Dia Mundial do Rim foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, sendo comemorado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de março. Este ano o Dia Mundial do Rim celebra-se sob o lema de “Doença renal e crianças”.

Esta é uma entrevista para ouvir hoje às 14 e às 17 horas.