Efemérides de 3 de março

EfemeridesA 3 de Março de 1956, o Ministro da Marinha, Almirante Américo Tomás, visita o navio “Ilha de Santa Luzia”, o primeiro navio de pesca português equipado com radar. Construído nos estaleiros do Mondego, o novo barco, cujo custo ascendeu a 13 000 contos (cerca de 65 000 euros na moeda actual), irá juntar-se ao “Ilha de São Vicente”, ao “Almada” e ao “Alfama” navios semelhantes da Sociedade de Armadores de Pesca de Arrasto mas que ainda não possuem este moderno equipamento.

Na madrugada do dia 3 de Março de 1971, morre, em Lisboa, após prolongado sofrimento, o actor português António Maria da Silva. Era casado com a actriz Josefina Silva. Iniciou a sua carreira artística em 1910, no Teatro da Rua do Condes, desempenhando um pequeno papel na peça Novo Cristo, de Tolstoi. Ao longo da sua vida, entrou em diversas peças de teatro ligeiro e de revista e participou em inúmeros filmes ainda hoje muito apreciados, dos quais destacamos A Canção de Lisboa (1933), O Pátio das Cantigas (1942), O Costa do Castelo (1943) e O Leão da Estrela (1947).

O Dia Internacional da Vida Selvagem celebra-se a 3 de março.

O objetivo deste dia criado em 2013 pela ONU é celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais. Foi escolhido o dia 3 de março para esta efeméride já que foi neste dia, em 1973, que se verificou a CITES – Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.