Ciclo de Cinema da Raia terminou ontem

CicloCinema2016O Ciclo de Cinema de Guerra da Raia decorreu ao longo de dois dias em Elvas e terminou ontem, sábado dia 27, em Elvas.

“La Guerra Filmada”, “Guerra e Paz” e “As Linhas de Wellington” foram os três filmes que passaram no Auditório São Mateus durante as sexta-feira e o sábado.

No final deste Ciclo de Cinema, Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, faz um balanço positivo desta iniciativa e mostra satisfeito com a participação das pessoas nas conferências que decorrem depois dos filmes.

A atriz Soraia Chaves marcou presença neste ciclo e falou à reportagem da Rádio ELVAS acerca da sua personagem no filme «As Linhas de Wellington». “Interpreto a Martírio que é uma espanhola (…) ela acompanha as tropas naquela que é a fuga, porque  as pessoas tiveram de se ir retiram e ela vai acompanhando as tropas”, diz a atriz.

Paulo Branco, da produtora Leopardo Filmes, diz ter ficado “sensibilizado” pelo reconhecimento do seu trabalho e por existir mais este ciclo de cinema, e acrescenta ainda querer agarrar o desafio que surgiu dos debates. “E porque não pensarmos num projeto para, pelo menos, avaliar se tem pernas para andar um pequeno filme épico, quem sabe contando uma das nossa épicas histórias que marcaram o nosso território, o nosso concelho, o nosso país, que como se sabe teve um grande contributo de Elvas para a indepedência que vivemos hoje”, afirma o autarca local, Nuno Mocinha.

O Ciclo de Cinema de Guerra da Raia foi organizado pela AIAR – Associação de Desenvolvimento pela Cultura e contou com o apoio do município de Elvas, da produtora Leopardo Filmes e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.