O Dia Mundial da Luta Contra o Cancro assinala-se amanhã, quinta-feira, dia 4.
Na edição desta semana do Ponto de Vista temos como convidadas Elsa Grilo, Cristina Centeno e Joaquina Rosado, da delegação de Elvas da Associação Oncológica do Alentejo (AOAL).
Elsa Grilo explica-nos que o principal objetivo da associação é ajudar quem tem esta doença ou quem já teve e continua a precisar de apoio. Por outro lado tentamos ajudar os familiares e aqueles que estão mais próximos dos doentes porque muitas vezes não sabem como lidar com todo este processo.
No Hospital de Dia, em Elvas, são tratados vários tipos de cancro. No entanto, atualmente, os mais frequentes são o cancro da mama, cólon e reto. Em termos de idades, estas situações ocorrem por fases: há alturas em que temos uma sala cheia de pessoas mais jovens a agora mais velhas, referiu-nos a enfermeira Joaquina Rosado.
Cristina Centeno, enfermeira no Hospital de Santa Luzia, fala-nos sobre os direitos dos doentes: o doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana, deve ser respeitado por todos os técnicos envolvidos no tratamento, tem o direito de ser respeitado pelas suas convicções culturais e religiosas e deve ter o apoio de familiares e amigos, entre outros.
Por outro lado, existem também alguns deveres a cumprir, nomeadamente o dever de zelar pelo seu estado de saúde, fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias para um tratamento correto, colaborar com os profissionais, respeitar os outros doentes e regras de funcionamento dos serviços de saúde.
O ponto de Vista na Rádio Campo Maior é uma entrevista para ouvir hoje, quarta-feira, às 19 horas.