Governo altera regras de apoio a agricultores

PDR2014-2020O Governo vai mudar as regras de atribuição dos apoios comunitários aos agricultores. O executivo de Pedro Passos Coelho queria aumentar o cofinanciamento nacional de 15% para 25%, como forma de desdobrar as verbas comunitárias e assim conseguir responder à avalanche de candidaturas recebidas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, agora o executivo do PS quer voltar atrás nesta decisão.

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, considera que esta medida pretende aliviar a co participação nacional: “a decisão do senhor ministro foi motivada para aliviar a componente nacional em termos de orçamento de Estado, e portanto a programação é simplesmente a dizer que ‘mantém-se a que estava’, isto é, os 15% e não os 20% que tinha sido proposto por Bruxelas”.

Amândio Torres justifica: “queremos que neste ano de 2016, que as coisas corram o mais estável possível, sem sobressaltos, sendo que para 2017 e sequentes anos a componente do orçamento de Estado não será 15% mas será 21%, e isso acontece porque não estava calculado que o orçamento de estado pudesse cumprir os 20%”.