ISS encerra 91 lares de idosos em 2015

SegurancaSocialGenericaO Instituto da Segurança Social (ISS) encerrou, em 2015, 91 lares de idosos, mais oito do que no ano anterior, na sequência de 680 ações de fiscalização.

No distrito de Portalegre, não há registo de “nenhum encerramento”, de acordo com João Carlos Laranjo, diretor da Segurança Social do distrito. “Nós conhecemos as instituições todas do distrito, temos com elas (instituições) uma relação de proximidade e por isso a nossa realidade não se enquadra na realidade de outras regiões”.

Por outro lado, também não abriu nenhum lar novo. “O que tivemos foram obras de melhoria e ampliação em várias instituições”, sublinhou o responsável.

Segundo o ISS, os motivos que levaram ao fecho destes equipamentos prendem–se com “alvará, instalações, certificado de condições de segurança do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil e certificado de vistoria higiossanitária”.

Falta de licença de utilização das instalações, de regulamento interno, de diretor técnico, de um plano de atividades e de um livro de registo de admissão de utentes foram outras irregularidades detetadas pela Segurança Social.