PSP lança pulseiras ‘Estou Aqui Adultos’

EstouAquiAdultosA Polícia de Segurança Pública lançou no dia 1 de dezembro a pulseira ‘Estou Aqui Adultos’.

Este é um projeto em parceria com a Fundação PT e com a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, que decorre até final de maio ainda em projeto piloto, limitado a alguns parceiros.

“Lançámos esta campanha tendo em visto aquilo que são as populações mais fragilizadas nesta área. Há muitas ocorrências a nível de esquadra e divisão da Polícia de Segurança Pública em que encontramos idosos perdidos ou deslocados e a pulseira ‘Estou Aqui Adultos’ é mais uma solução, neste momento ainda em projeto piloto, até 31 de maio de 2016”, de acordo com João Moura, comissário da PSP.

Após esta 1ª fase há a possibilidade de alargar esta iniciativa a toda a população: “estamos a mover esforços para que esteja apto para todos os idosos e que nos solicitem nas esquadras ou através do site. Para já este pedido só poderá feito através dos quatro parceiros que temos”.

Esta iniciativa, agora para adultos, surge para fazer face “a alguma fragilidade inerente à idade e condição física ou psicológica” do idoso. “A questão de nos associarmos ao alzheimer também é importante pela questão psicológica ou psíquica, e a PSP quer apresentar-se como parte da solução”, refere.

A pulseira está agora disponível apenas para as entidades parceiras, e os utilizadores terão acesso a uma pulseira de tom neutro, sem qualquer inscrição ou logotipo, na qual será colocada uma pequena chapa metálica com um código alfanumérico, para salvaguardar a privacidade e os dados pessoais da pessoa em causa.

Esta pulseira foi lançada primeiro para crianças, dos 2 aos 9 anos, e este ano registou mais de 50 mil pedidos.