Skip to content

Empresário Jorge Pais no “Ponto de Vista” desta semana

JorgePaisPortalegre é um dos distritos com maior número de insolvências.

De acordo com Jorge Pais (na foto ao lado), presidente da Associação Empresarial da Região de Portalegre – NERPOR, é necessário tomar medidas para fortalecer o tecido empresarial: “através das empresas fixar população, criar riqueza e inverter aquilo a que se tem vindo a assistir há décadas, que é realmente este êxodo da população”.

O empresário reconhece que “somos cada vez menos no distrito de Portalegre, somos cada vez mais velhos e, portanto, não é possível que haja grande desenvolvimento regional quando o cenário é este”.

Jorge Pais defende que “só se consegue inverter isto, através da fixação de empresas, do seu fortalecimento, daquelas que já cá estão, da atração de novas empresas vindas de outras regiões do país ou da Europa ou do Mundo. O dirigente desta associação empresarial apresenta uma ideia: “temos de ter uma estratégia e um conjunto de medidas que sejam atrativas e que mostrem a existência de vantagens comparativas para as empresas optarem por se fixarem aqui”.

Segundo Jorge Pais, esta é uma situação que também deriva da falta de cooperação entre municípios e empresas: “não temos conseguido, infelizmente, ter aqui uma real estratégia de desenvolvimento da região, não conseguimos que a generalidade dos municípios, das forças vivas do distrito se unissem em torno de uma estratégia de desenvolvimento e assistimos a esta situação de cada um a puxar para seu lado, de uma forma desligada, desarticulada”.

“Nós, NERPOR, tentámos muito recentemente, através da CIMAA e com todos os municípios da região estudar uma presença do Alto Alentejo numa feira que se realiza neste final do mês em Lisboa, e que é uma organização que seria muito importante para os empresários do setor alimentar aqui da nossa região, e depois de termos promovido uma série de reuniões e de contactos infelizmente acabámos por constatar que, com a exceção de um ou dois municípios, os outros praticamente ignoraram este convite”, revela.

O presidente da Associação Empresarial da Região de Portalegre, Jorge Pais, é o convidado desta semana de Ponto de Vista. Uma entrevista para ouvir hoje, às 18.15 horas na Rádio Campo Maior.

Compartilhe este artigo: