As Tapeçarias de Portalegre vão ser candidatas a Património da Humanidade da UNESCO.
Esta é uma candidatura elaborada pela Câmara Municipal de Portalegre, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e pela Manufatura de Tapeçarias de Portalegre.
Adelaide Teixeira, presidente da autarquia portalegrense, considera que as Tapeçarias são um património único no mundo e que esperamos que seja reconhecido pela UNESCO. Esta candidatura pretende salvaguardar o saber fazer destas tapeçarias que se trata de um processo muito complexo e dinâmico.
A reunião entre as várias entidades envolvidas no processo realizou-se na Câmara Municipal de Portalegre. O primeiro passo é começar a juntar todo o historial das tapeçarias e tentar fazer desta candidatura uma realidade. Este processo é moroso porque temos que ouvir todos os envolvidos pelo que prevemos que demore cerca de um ano, avançou Adelaide Teixeira.
A candidatura das Tapeçarias de Portalegre a Património Mundial da UNESCO vai ter como coordenador técnico Paulo Lima, responsável pela candidatura do Cante Alentejano, Festas do Povo de Campo Maior e Arte Chocalheira.