Distrito de Portalegre aumenta casos de Violência Doméstica

Violencia_domesticaO Núcleo de Apoio à Vítima de Violência Doméstica do distrito de Portalegre registou um aumento no número de casos de violência, no distrito.

Em 2014 registaram-se, na totalidade, 57 casos. Até hoje, já foram registados, desde o dia 1 de janeiro de 2015, 54 novos casos de violência doméstica.

Joana Figueiredo, do Núcleo de Apoio à Vítima de Violência Doméstica do distrito de Portalegre, revela que foram abertos 41 novos processos de vítimas de violência doméstica, mais dez do que em 2013.

“Houve mais nove casos que transitaram do ano de 2013 para o de 2014 com mais dez casos de processos novos” afirma Joana Figueiredo acrescentando que existem também alguns casos de acompanhamento que transitam de 2014 para 2015, e também os casos de pré-sinalização.

“Também temos as pré-sinalizações que são os casos que nós não estamos presencialmente com as pessoas, estão também consubstanciadas na prática do crime de violência doméstica, no entanto o acompanhamento neste tipo de situações é assegurado na maioria dos casos através do contato telefónico.”

No que respeita às queixas recebidas, no distrito de Portalegre em 2014 pela GNR e pela PSP, registaram-se 250 novos casos de violência doméstica, menos 35 que em 2013, segundo o relatório anual do Ministério da Administração Interna. A nível nacional registaram-se 27 317 ocorrências.