Delta e IEFP formam 19 Técnicos de Logística

DiplomasDEltaIEFPDezanove formandos do curso de Aprendizagem de Técnicos de Logística receberam hoje o seu diploma. O curso decorreu na Delta Serviços, Lda, como entidade formadora externa, que colaborou com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A cerimónia contou com a presença do Comendador Rui Nabeiro que se mostrou “orgulhoso com estes jovens. O sonho que tenho é o de dar formação e condições a esta juventude para que se possam preparar para o mundo do trabalho. Foi um grupo muito aplicado e muito dedicado”.

“O país e o interior precisam de ter ocupação, com profissionalismo, para dar aos jovens. Eles têm futuro porque são humildes e têm condições para crescer profissionalmente”, sublinhou o administrador do Grupo Nabeiro garantido que “muitos deles acabam por ficar a trabalhar nas várias empresas do Grupo”.

Jorge Gaspar, presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, considera que “estes cursos de aprendizagem uma vez que complementam uma formação teórica com a formação em contexto de trabalho, desempenhando as funções que são exigidas aos profissionais. Desta forma, estes jovens partem à frente de outros jovens, com as mesmas qualificações, para a possibilidade de conseguirem, tão rápido quanto possível, um lugar no mercado de trabalho”.

José Palma Rita, delegado regional do Alentejo do IEFP, revela que “as empresas estão cada vezDiplomasDEltaIEFP2 mais recetivas a este tipo de formação. Estes cursos permitem às empresas estar envolvidas na produção de competências, por parte dos jovens adequando-os às necessidades concretas que cada empresa apresenta”.

Palma Rita garante que “a maior parte dos alunos tem oportunidade de ficar a trabalhar nas empresas. Os que não ficam é porque não querem. Alguns deles seguem os estudos superiores mas, a título de exemplo, temos tido boas experiências tanto com a Delta como a Fundação da Casa de Bragança, em Vendas Novas.

José Manuel Cavalheiro (na foto à direita), do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Portalegre, considera que “a relação entre a parte teórica e prática de um curso atrai os jovens”.

“Gradualmente, o IEFP tem conseguido algum êxito nestes cursos, em conjunto com as empresas externas com as quais trabalhamos. No entanto, a importância destes cursos passa, sobretudo, pela relação de maior proximidade que é estabelecida entre os formandos e o mundo do trabalho”.

DiplomasDEltaIEFP3Dora Carretas foi uma das alunas a receber este diploma e revelou-nos que vai “ingressar no ensino superior no próximo ano. Eu sempre tive o sonho de entrar para a universidade mas faltava-me concluir esta etapa”.

A cerimónia decorreu no Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior.