Um Diálogo entre Ciência e Sociedade foi o tema do seminário que se realizou esta manhã no Parque Científico e Tecnológico da Extremadura.
Roberto Grilo, presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento e Regional do Alentejo (CCDRA), revela qual o principal ponto abordado neste seminário: sobre a criação de uma estratégia de especialização inteligente. Já na própria euroregião encontraram-se os elementos comuns destas três regiões. Aquilo que acontece é que, sabendo que cada uma das regiões tem as suas infraestruturas, tem estado a fazer o seu trabalho, de perceber como é que conseguimos criar uma rede ao nível da euroregião que estas estruturas de investigação e desenvolvimento tecnológico também venham a estar disponíveis, independentemente da sua localização numa rede de oferta.
Para Roberto Grilo, devido ao significativo volume de trocas comerciais com a estremadura espanhola, as regiões devem não só ter trocas, como também trabalhar em conjunto no desenvolvimento, naquela que é a sustentabilidade deste território, a criação de emprego e também a fixação de empresas.
Este seminário foi organizado pela Junta de Extremadura e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo no âmbito da EUROACE Euroregião Alentejo, Centro, Extremadura.