Militares da Brigada de Reação Rápida chegaram a Estremoz

VoltaPortugalMilitares_2O evento velocipédico que marcou o final das comemorações dos 308 anos do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz e dos 10 anos da Brigada de Reação Rápida chegou hoje à cidade de Estremoz.

Participaram neste evento três dezenas de militares, tendo partido no dia 15 de Lamego.

O major-general Carlos Perestrelo, Comandante da Brigada de Reação Rápida, faz um balanço positivo desta iniciativa: “felizmente o balanço é muito positivo, está concluída, começou do dia 15 até ao dia 19, não tivemos acidentes portanto podemos dizer que foi uma volta de sucessos. Estamos em condições de dizer que aquilo que eram os nossos objetivos, divulgar os valores da instituição militar, o aprume, a disciplina e o rigor foi aquilo que pusemos nas estradas nacionais. O que nós queremos com isto é também ambicionar o recrutamento para a instituição militar, nomeadamente para a Brigada de Reação Rápida, onde estão inseridas as tropas especiais, nomeadamente os comandos, os paraquedistas e as operações especiais de Lamego”.

O coronel Nuno Duarte, comandante do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz, realça o facto de esta prova pertencer às comemorações do RC3 e da Brigada de Reação Rápida: “esta prova começou pela iniciativa da Brigada de Reação Rápida e hoje é o culminar desta volta. Tivemos primeiro a marcha a cavalo, depois as cerimónias militares e culminamos com esta volta a Portugal em bicicleta”.

O Comendador Rui Nabeiro marcou presença na chegada dos militares, enquanto patrocinador do evento. “É algo que relata um pouco a história desta cidade e na pessoa entusiasta que é o major-general Perestrelo puxou a esta cidade o fecho desta volta a Portugal e nós como estamos com o Exército estamos com as pessoas todas que estão ao serviço da comunidade e estamos sempre abertos a mais uma vez estamos como convidados e colaboradores deste evento”.

António Ferreira, sargento-chefe do regimento de comandos da Brigada de Reação Rápida da Serra da Carregueira foi o vencedor desta volta a bicicleta. Na opinião do vencedor este “foi um percurso durinho”. “Quem normalmente diz que o Alentejo é a direito engana-se porque além da paisagem ser muito bonita temos aqui algumas elevações que são realmente fortes e para a etapa que era, de 120 quilómetros, foi muito duro. O vento também contribuiu como opositor para todo o projeto”, conclui.

Luís Mourinha, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, mostrou-se satisfeito por Estremoz ter sido palco da chegada desta Volta a Portugal: “historicamente o concelho de Estremoz foi também o início do primeiro regimento que tinha ciclista, digamos que sempre inovou em termos de história e estamos satisfeitos”.

Hilário Peixeiro, natural de Elvas, é chefe de estado-maior da Brigada de Reação Rápida considera que este “é uma iniciativa muito feliz, que por um lado potencia o espirito de todos os militares que participaram e projeta muito bem a imagem do exército perante a nossa sociedade”.

A chegada do evento velocipédico a Estremoz foi o culminar das comemorações dos 308 e 10 anos do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz e da Brigada de Reação Rápida, respetivamente.