GNR detém 43 pessoas durante o Freedom Festival

Operao_Freedom_GNR_2015A Guarda Nacional Republicana desenvolveu uma operação de fiscalização especialmente direcionada para a segurança do Freedom Festival 2015, que se realizou entre os dias 10 e 16 de Agosto, nas imediações de Elvas.

Na operação foram empenhadas diversas valências da GNR entre elas “o Serviço Territorial, Investigação Criminal, Proteção da Natureza e Ambiente, Manutenção da Ordem Pública e Binómios de Deteção de Droga”, de acordo com o capitão Cláudio Godinho, comandante do Destacamento Territorial de Elvas da GNR.

Durante a operação foram fiscalizadas mais de “2000 pessoas, tendo resultado a apreensão de cerca de 2500 doses de estupefacientes – maioritariamente haxixe e cocaína – bem como 12 armas proibidas, desde punhais, facas borboleta e gás lacrimogéneo”, salientou o comandante.

Foram detidas 42 pessoas (5 mulheres e 37 homens), com idades compreendidas entre os 18 e os 43 anos, de diversas nacionalidades. Destas, 33 foram detidas por posse/tráfico de droga, 8 por posse de armas proibidas e uma por desobediência. Foram todas restituídas à liberdade mediante termo de identidade e residência, ficando a aguardar o desenrolar do respetivo processo.

Foram ainda instaurados 46 processos de contraordenação por posse de droga para consumo, remetidos às respetivas Comissões de Dissuasão da Toxicodependência.