Electricidade atinge valor mais elevado do ano

eletricidadeO preço médio a que a eletricidade é transacionada no mercado grossista português alcançou, em julho, o valor mais alto do ano, subindo cerca de 9% face ao mês anterior, numa tendência que reflete um crescimento do consumo de energia e uma menor disponibilidade dos recursos hidroelétricos.

Os dados revelam que em julho o preço médio grossista para a energia elétrica entregue em Portugal atingiu 59,6 euros por megawatt hora (MWh), mais 9% do que em junho e cerca de 40% acima do preço médio em fevereiro (42,6 euros por MWh), que foi o mês com o registo mais baixo do ano.

O preço médio de venda da energia no mercado ibérico de eletricidade (Mibel), no que diz respeito a Portugal, não foi só o mais alto deste ano: trata-se também do nível mais elevado desde dezembro de 2013, quando cada MWh de energia elétrica foi transacionado, em média, a 63 euros.

Para 2015 a ERSE previu um custo médio de aquisição de eletricidade pelo comercializador de último recurso (a EDP Serviço Universal) na casa dos 55 euros por MWh. Embora em julho o preço médio grossista tenha ficado acima desse patamar, no conjunto dos primeiros sete meses do ano o preço médio ronda os 49 euros por MWh.