O Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte foi inaugurado esta segunda-feira, dia 27 de julho.
Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte, revelou à nossa reportagem que este é um espaço que está muito digno, que representa bem aquilo que é a história e a tradição e a afición de Monforte.
Para o autarca, muito mais importante que rentabilizar é também atrair visitantes, ter capacidade mobilizadora de pessoas rumo a Monforte para visitarem este equipamento.
O Secretário de Estado da Administração Local, António Amaro, marcou presença nesta inauguração, garantindo que esta nova infraestrutura valoriza muito uma tradição cultural local, a tauromaquia é uma arte muito importante para muitos portugueses e onde tem uma tradição e uma importância extraordinária, referindo ainda que este é um reconhecimento para as gentes da sua terra.
Esta é também uma iniciativa de promoção do desenvolvimento económico, ao valorizar uma arte que é também uma atividade económica, está-se a apostar na sua promoção e marca também uma preocupação nova que as câmaras têm, não só para construir as infraestruturas e os equipamentos básicos de que precisamos, mas também para o desenvolvimento económico e a criação de emprego, afirma.
O cavaleiro João Moura considera que o Centro Interpretativo Tauromáquico imortaliza todos aqueles que estiveram ligados à festa. Esta é uma zona de cavaleiros e tem fomentado muito o toureio a cavalo e tudo o que está relacionado com o toureio.
Para Paulo Caetano esta infraestrutura atribui reconhecimento a todas as pessoas que estão e estiveram ligadas a esta arte: É patente naquele painel de entrada tanta e tanta gente que deu para o touro, teve a honra de viver do touro e isso é uma coisa muito bonita e vê-la reconhecida nesta terra, que também é minha, é uma grande alegria e uma grande felicidade.
Também o cavaleiro João Moura Caetano marcou presença nesta inauguração e em declarações à nossa reportagem considera que a infraestrutura está bem conseguida. É muito importante porque Monforte é uma das capitais do toureio em Portugal e acho que faz todo o sentido as pessoas que visitam a nossa terra poderem ter algo para visitar nesse aspeto. Acho que é um grande passo, garante.
Já o bandarilheiro Ricardo Raimundo revela que o Centro Interpretativo foi uma coisa muito bem feita, Monforte já merecia um centro destes, afinal tem tudo: cavaleiros, forcados, bandarilheiros e ganadarias.
Este é um espaço orientado para a dinamização e valorização de atividades relacionadas com a tauromaquia e conta com um total de três salas: a Sala Museu, a Sala Interpretativa e a Sala Multimédia.
Na Sala Museu estão expostos objetos pessoais de todos os intervenientes relacionados com a tauromaquia monfortense, bem como a sua história e o seu percurso profissional.
Na Sala Interpretativa o público tem contacto direto com aquilo que é uma praça de touros: as trincheiras, bandarilhas, ferros de ferrar o gado, cartéis taurinos e uma estrutura de tamanho real de um touro de lide.
A Sala Audiovisual permite aos visitantes entrar no ambiente de uma corrida de touros, estando equipada com um sistema de som e vídeo.
O Centro Interpretativo de Monforte está situado junto ao Jardim António Sardinha.