Cuidados a ter com os animais durante as férias

animais_estinacaoNuma época de descanso e férias para muitos, também os animais de estimação viajam com os donos.

Desse modo, o transporte destes bichinhos obedece a algumas regras, sendo que cada espécie deverá, ser transportada de acordo com o seu porte e características.

Cães, gatos e furões, devem identificar-se com microchip, e ter a vacina contra a raiva em dia.

E se, eventualmente, não leva o seu animal de férias mas no regresso a casa pensa transportar algum ou até plantas, saiba que a União Europeia estabelece alguns critérios para estes transportes.

Assim, deverá considerar recolher informação sobre estas normas.

Se, por outro lado, não viaja de comboio, avião ou outro meio, mas sim no seu automóvel, deverá ter em conta que há outras regras que se colocam como o facto de não se poder viajar de automóvel com animais soltos ou com a cabeça na janela pois pode implicar uma multa que poderá ir dos 60 até aos 600€.

As paragens são de extrema importância, sobretudo em viagens longas, pelo que deve ainda deixar o seu animal de estimação passear durante algum tempo e dar-lhe oportunidade de fazer as suas necessidades.

Outro factor a ter em conta é a quantidade de comida a dar ao seu animal, sendo que deve adequar-se, dando menos comida do que o habitual, abrir um pouco as janelas, para que circule algum ar, sem se esquecer da água, que é vital para a sobrevivência do seu bicho.