Colecionador António Cachola no “À Conversa Com”

AntonioCachola2015Um ciclo de exposições da Coleção António Cachola tem início amanhã, sexta-feira dia 29, no espaço Chiado 8, em Lisboa, num projeto que resulta de uma parceria entre o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) e a Companhia de Seguros “Fidelidade”.

Segundo António Cachola (na foto), convidado na edição de hoje do “À Conversa Com”, este é “um projeto muito interessante”, que compreende a apresentação de oito exposições da sua coleção, até setembro do próximo ano. A primeira exposição deste ciclo – “Save the Date” – é composta por peças de João Onofre.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

A primeira peça vendida por João Onofre, “um artista muito importante das artes visuais portuguesas no plano internacional”, foi comprada por António Cachola: “Sem Título” (We will never be boring), de 1997, peça de estreia do artista em vídeo. “Tacet”, de 2014, a obra mais recente de Onofre, é agora exposta pela primeira vez em Portugal, tendo sindo coproduzida pelo colecionador, sendo claro o acompanhamento e representação da obra do artista pela coleção.

Amanhã, a inauguração da exposição contará com a presença de João Onofre, António Cachola e do curador Delfim Sardo. Os convidados terão oportunidade de conhecer em pormenor, e em primeira mão, cada um dos trabalhos expostos, bem como o conceito curatorial da mostra e a ambição que orienta todo este ciclo expositivo, dedicado à celebração do MACE e da Coleção António Cachola.

A segunda mostra deste ciclo da Coleção António Cachola está já programada para o final de julho e reunirá obras de Fernanda Fragateiro, Ângela Ferreira e Pedro Barateiro.