Dia do Agricultor assinalado hoje no INIAV de Elvas

Dia-do-Agricultor-2015O Dia do Agricultor assinala-se hoje, sexta-feira dia 15, no polo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), antiga Estação de Melhoramento de Plantas.

A edição deste é subordinada ao tema da “olivicultura” de acordo com Benvindo Maçãs, diretor do instituto. “Aproveitamos este dia para prestar contas àqueles que utilizam os nossos produtos como é o caso dos agricultores, industriais ligados à agro industria, empresas, entre outros”.

O programa começa às 10 da manhã, com a sessão de boas vindas, seguindo-se três sessões onde vão ser abordadas questões como a olivicultura nos séc. XVII a XIX, pelas 10.05 horas, a valorização dos recursos genéticos da em oliveira, com início cerca das 10.30 horas, e uma mesa redonda sobre a diversidade do sector olivícola, com início marcado cerca das 10.45 horas.

Ao meio dia realiza-se a apresentação do livro “Boas práticas no Olival e no Lagar”, de Pedro Jordão, seguindo-se uma prova comentada de azeites de diferentes regiões, monovarietais e genótipos.

O programa termina com workshops temáticos sobre programas de melhoramento de cereais, proteaginosas, forrageiras e pratenses e coleção portuguesa de referência de cultivares de oliveira.