Todos os postos de abastecimento passam hoje a vender combustíveis simples, cumprindo uma lei aprovada, por unanimidade, no Parlamento, e contestada pelas petrolíferas.
Estes combustíveis são vendidos pelas principais marcas presentes no mercado dos combustíveis em Portugal. A principal diferença dos combustíveis simples para os tradicionais prende-se com a composição, que se encontra livre de aditivos.
Ainda como parte da nova legislação, as distribuidoras de combustíveis têm até 4 de maio para estabelecer regras de identificação dos seus vários produtos.
As quatro petrolíferas seguiram uma estratégia diferente na aplicação da lei que obriga todos os postos de combustível do território continental a disponibilizar combustíveis simples a partir de hoje.
A Galp vai substituir a sua gama de combustíveis ‘premium’ – aditivados e mais caros – pelos combustíveis simples, conforme adiantou no início do ano o então presidente executivo da petrolífera e a Lusa constatou na visita a vários postos de abastecimento da marca.
Já a BP, a Cepsa e a Repsol vão disponibilizar exclusivamente os seus produtos ‘premium’, garantindo assim os compromissos de qualidade com os seus clientes, complementando a oferta com os produtos simples, em cumprimento com a legislação em vigor.