Cristina Gama desmistifica IRS no “À Conversa Com”

CristinaGamaIRS_IndexJobO prazo de entrega da primeira fase do IRS em papel já está a decorrer. Em abril, a entrega pode ser submetida pela Internet. A segunda fase desenrola-se em abril e maio. Este é o tema para a edição de hoje do “À Conversa Com”, com a técnica de contabilidade Cristina Gama (na foto, à direita), da Index Job, em Elvas.

De acordo com Cristina Gama, “as regras e os prazos para fazer a entrega do IRS que se encontravam em vigor, no ano passado, mantêm-se”. Em relação às deduções, a contabilista garante que “os valores geram sempre alguma confusão”.

“Na saúde, a pessoa pode abater dez por cento das importâncias despendidas num limite de 838,44 euros; temos as despesas de saúde com 23 por cento, desde que acompanhadas com receita médica, que podem abater dez por cento, mas num limite de 65 euros”, explica Cristina. “Nas despesas de educação, pode-se abater 30 por cento, com um limite de 760 euros, em caso de despesas de formação profissional”.

Para quem faz o IRS pela primeira vez e o pretende fazer pela Internet, tem de fazer o pedido de uma senha para aceder ao Portal das Finanças.

Ouvir aqui “À Conversa Com”