Pelo 6º ano consecutivo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da Sanofi Pasteur MSD (SPMSD), apresentam os resultados finais do Vacinómetro®.
Esta época gripal, estima-se que tenham sido vacinados contra a gripe sazonal 65% dos portugueses com 65 ou mais anos, 35% com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos, mais de um milhão e meio de portugueses com 60 ou mais anos, 55% dos indivíduos portadores de doenças crónicas e 52% dos profissionais de saúde com contato direto com doentes.
O estudo estima que foram vacinados pela primeira vez 8% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação.
De acordo com Filipe Froes, médico pneumologista membro da SPP, A gripe é a principal doença do adulto que pode ser prevenida pela vacinação. A melhor maneira de tratar a gripe e as suas complicações é prevenir, pelo que a vacina deve ser vista como um investimento na prevenção de inúmeras complicações. Como no ano passado houve escassez, este ano foi feito um esforço e aumentou-se a importação de mais vacinas, o que permitiu que as pessoas que não se vacinaram no passado ano, tivessem oportunidade de o fazer este ano..
O pneumologista salienta ainda que embora os resultados registados este ano tenham sido positivos, a vacinação da gripe continua a ser uma prioridade e tem que se tornar um hábito, uma rotina em toda a população com mais de 65 anos.
Lançado em 2009, o Vacinómetro® permite monitorizar em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).


O Comando Territorial de Évora, o Comando Territorial de Portalegre da GNR e a Comandância de Badajoz da Guardia Civil realizaram ontem, entre as 14h30 e as 17h30, na Barragem do Alqueva uma Operação Conjunta de Fiscalização, que juntou os serviços de protecção da natureza e do ambiente (SEPNA/GNR e SEPRONA/Guardia Civil) destas duas forças de segurança.
A Feira dos Maiores, evento dedicado aos seniores da estremadura espanhola, abriu portas ao final da manhã de hoje, nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz.
O facto da Feira dos Mayores coincidir com o anúncio oficial das Festas do Povo 2015 acabou por ser uma casualidade, mas uma casualidade que acabou por ser agradável, porque já há muitos anos que Campo Maior participa com um stand onde colocamos uma rua engalada, lembra Pinheiro.
Para o alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, este é o certame mais emotivo que se realiza na IFEBA, dado que os mais velhos formam uma grande família.
A ação de formação Pastagens Permanentes de Sequeiro decorre entre os dias 11 e 13 de março, na Escola Superior Agrária de Elvas. Noémia Farinha, professora na escola, foi quem sugeriu esta formação ao Núcleo de Formação Contínua do Instituto Politécnico de Portalegre, e é a convidada de hoje da edição da Conversa.
O corpo de Ricardo Santos, jovem polícia natural de Elvas, de 23 anos, que faleceu ontem, durante uma perseguição, perto de Sacavém, é hoje autopsiado e poderá chegar ainda esta tarde ao complexo funerário da cidade.
O Ayuntamiento de Badajoz está presente na BTL Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre até domingo, 1 de março, na FIL, Parque das Nações.
A Petição em Defesa do Hospital de Santa Luzia e do Direito dos Doentes aos Serviços de Saúde foi ontem debatida, pelas bancadas com assento na Assembleia da República, sendo que os projetos de resolução só serão votados amanhã, dia 27.
A segunda fase do campeonato distrital de seniores, na Associação de Futebol de Portalegre, começa no próximo domingo, 1 de março. Nesse dia, às 15 horas, disputam-se quatro jogos: dois na I Divisão e outros dois na II Divisão.
As Festas do Povo de Campo Maior 2015 são apresentadas, oficialmente, esta noite, no Museu Aberto da vila, pelas 21h30.