Reguengos de Monsaraz é cidade europeia do vinho em 2015

ReguengosMonsarazCidadeEuropeiaVinhoReguengos de Monsaraz é a cidade europeia do vinho, a partir deste sábado, dia 21 de fevereiro. A cidade do distrito de Évora sucede a Jerez de La Frontera, em Espanha.

A distinção, atribuída pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN), integra cidades conhecidas pela qualidade da sua produção de vinho.

Ao título, para além de Reguengos de Monsaraz, havia mais duas propostas portuguesas. Cantanhede, em parceria com as câmaras de Mealhada, Águeda, Anadia e Oliveira do Bairro, candidatou a região da Bairrada. Já Monção e Melgaço puseram a concurso a região dos vinhos verdes Alvarinho.

A favor da candidatura alentejana terá pesado a realização de iniciativas como a Gala anual da Cidade Europeia do Vinho, o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, o Congresso Internacional de Polifonias, o Encontro Europeu de Confrarias Enogastronómicas, o Mercado Esporão Slow Food Alentejo e o estágio para jovens agricultores europeus com seminários dirigidos por especialistas e visitas a produtores de vinho da região.