Alter do Chão: Homem rapta ex-mulher

maos-amarradasUma mulher foi, alegadamente, raptada por um individuo de cerca de 50 anos, natural de Alter do Chão e a residir também na cidade lisboeta, com quem tinha mantido uma relação.

O homem, com a ajuda de dois cúmplices, terá trazido a vítima para uma habitação em Alter do Chão, onde esta foi ameaçada de morte e foi levada a entregar dinheiro aos sequestradores.

O alerta foi dado durante a tarde de ontem, dia 17, tendo a operação de resgate terminado durante a madrugada com a intervenção de uma equipa da Unidade Nacional de Contra terrorismo da Polícia Judiciária.

O sequestrador e os cúmplices foram capturados e a vítima não apresentava ferimentos.

Incêndio consumiu pasto na EN 373

IncendioPastoFev2015Os Bombeiros Voluntários de Elvas receberam, ao início da tarde desta quarta-feira, dia 18, o alerta para um incêndio na estrada nacional (EN) 373, que liga Elvas a Campo Maior.

O fogo deflagrou em pasto que se encontrava junto a um casão e foi prontamente combatido pelos soldados da paz.

No local estiveram cinco elementos da corporação elvense, apoiados por uma viatura de combate a incêndios e o carro de comando.

Exposição “Olhares Cruzados” no “À Conversa Com”

AntonioBeijoca_RCMA exposição “Olhares Cruzados” foi inaugurada no passado dia 7 de fevereiro, no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas.

O autor destes trabalhos, António Beijoca, é natural de Lisboa, mas reside em Campo Maior há já 13 anos e é o convidado da edição de hoje do “À Conversa Com”.

António conta que o gosto pela fotografia “começou por brincadeira, na altura o meu pai tinha-me dado uma máquina dessas pequeninas descartáveis, fui começando a fotografar, fui tomando o gosto, fui aprendendo e fui-me rodeando, felizmente, de algumas pessoas com grandes conhecimentos e foram-mos transmitindo e a partir daí tornou-se vício”. O autor desta mostra confessa que fotografar a sério, começou “talvez há uns 10 ou 15 anos”.

O nome desta mostra, “Olhares Cruzados”, deve-se ao facto de ser “uma exposição multitemática, vou abordar os vários ângulos da fotografia. Isto porque a fotografia não é uma ciência exata, e como tal, permite-nos explanar vários tipos de olhar”, Beijoca refere ainda que nesta exposição faz “uma abordagem do olhar do retrato, da paisagem e também de algumas composições”.

No total, estão expostos no Museu da Fotografia, em Elvas, “40 registos, multitemáticos, portanto deverá estar na ordem dos dez por cada temática, e assim tentar também, com cada um deles enquandrados dentro da sua temática, contar uma história e transmitir algumas sensações e emoções a quem as vai ver”.

“Temos espaço urbano, temos espaço natural, portanto paisagem, e temos uma área que é aquela que eu tenho estado a abordar ultimamente, que é o elemento humano em espaço natural”, confessa António.

A exposição “Olhares Cruzados” está patente no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro até dia 3 de março, podendo ser visitada dentro do horário de funcionamento do museu.

Ouvir aqui edição do “À Conversa Com”

Homem detido por resistência e coação sobre funcionário

PoliciaUm homem, com 50 anos de idade, foi detido por resistênia e coação sobre funcionário, em Elvas. Este indivíduo foi constituído arguido, submetido a termo de identidade e residência e notificado para comparecer na Seção Criminal de Elvas  do Tribunal Judicial da Comarca de Portalegre, no que diz respeito à atividade operacional da PSP na área de jurisdição de Portalegre e Elvas, respeitante ao período de 9 a 15 de fevereiro.

Ainda em Elvas, foram detidos mais dois homens, um com 39 anos e outro com 45, por condução de viatura sem habilitação legal para o efeito. Ambos foram constituídos arguidos, submetidos a termo de identidade e residência e notificados para comparecer na Seção Criminal de Elvas  do Tribunal Judicial da Comarca de Portalegre.

Ainda em Elvas registou-se um acidente rodoviário, do qual resultaram apenas danos materiais nas viaturas intervenientes.

No que concerne à atividade operacional, realizaram-se sete ações de fiscalização, relativas a armas (duas), segurança privada (uma) e no âmbito dos estabelecimentos de restauração e bebidas e espaços de diversão noturna (quatro). Em nenhuma destas ações foram verificadas infrações.

Relativamente às operações de fiscalização rodoviária, foram controladas 1407 viaturas/condutores e detetadas 44 infrações, destacando-se 11 por excesso de velocidade, uma por uso de telemóvel durante a condução, uma por excesso de ácool e uma por desobediência à sinalização semafórica (sinal vermelho).

GNR: 40 ocorrências no distrito na semana passada

GNRGenericaO Comando Territorial de Portalegre da GNR registou 40 ocorrências na sua área de responsabilidade entre 9 e 15 de fevereiro.

De entre as 40 ocorrências, dez correspondem a crimes contra as pessoas, onde estão englobados três por crime de violência doméstica, cinco por crime de ameaças, uma por crime de ofensas à integridade física e uma por crime de violação de domicílio.

Neste período, a GNR registou também 13 ocorrências criminais contra o património, nove por crime de furto, três por crime de dano e uma por crime de burla.

Na área dos crimes contra a vida em sociedade verificaram-se treze ocorrências, de entre elas, duas por crime de incêndio em floresta, uma por crime de incêndio em edifício, nove por crime de condução de veículo com taxa de álcool igual ou superior a 1,2 g/l e uma por crime de detenção ou tráfico de armas proibidas.

Sendo que nos crimes previstos em legislação avulsa verificaram-se ainda quatro, dos quais uma ocorrência por crime contra a propriedade industrial, uma por crime de tráfico de estupefacientes e duas por outros crimes.

Mosteirense em Gáfete, na segunda mão dos quartos da Taça

desportoRCM2O Mosteirense joga em Gáfete, no domingo dia 22 às 15 horas, a segunda mão dos quartos-de-final da Taça da Associação de Futebol de Portalegre. O conjunto de Mosteiros venceu a primeira mão por 8-4 e este encontro é acompanhado em direto pela Rádio Campo Maior.

No sábado, também às três da tarde, o Montargilense recebe o Fronteirense, com vantagem da equipa de Fronteira por 1-0. Para domingo, à mesma hora, estão marcados mais dois encontros: Estrela – Crato (vitória cratense por 3-1 na primeira mão) e Terrugem – Monfortense (com a turma de Monforte com 5-0 de vantagem).

No próximo fim-de-semana, no domingo 22 de fevereiro, o espaço de desporto na Rádio Campo Maior estende-se das 14 às 18.30 horas, com informações, reportagem e relato.

Despiste de viatura ligeira não provoca ferimentos no condutor

AcidenteCampoMaior17FevUma viatura ligeira de passageiros capotou ao início da noite desta terça-feira, dia 17, na estrada nacional 373, que liga Campo Maior a Elvas. O alerta foi recebido cerca das 20 horas.

Registou-se o “capotamento total de um veículo ligeiro”, segundo o comandante Miguel Carvalho, dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.

O comandante revela ainda que “o único resultante do despiste não se pode considerar ferido ligeiro, porque a pessoa recusou ser transportada pelos meios de socorro dos Bombeiros de Campo Maior”.

No local estiveram três elementos dos bombeiros voluntários da corporação da vila, com uma viatura INEM.

Foto: Campomaiornews

Reguengos de Monsaraz é cidade europeia do vinho em 2015

ReguengosMonsarazCidadeEuropeiaVinhoReguengos de Monsaraz é a cidade europeia do vinho, a partir deste sábado, dia 21 de fevereiro. A cidade do distrito de Évora sucede a Jerez de La Frontera, em Espanha.

A distinção, atribuída pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN), integra cidades conhecidas pela qualidade da sua produção de vinho.

Ao título, para além de Reguengos de Monsaraz, havia mais duas propostas portuguesas. Cantanhede, em parceria com as câmaras de Mealhada, Águeda, Anadia e Oliveira do Bairro, candidatou a região da Bairrada. Já Monção e Melgaço puseram a concurso a região dos vinhos verdes Alvarinho.

A favor da candidatura alentejana terá pesado a realização de iniciativas como a Gala anual da Cidade Europeia do Vinho, o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, o Congresso Internacional de Polifonias, o Encontro Europeu de Confrarias Enogastronómicas, o Mercado Esporão Slow Food Alentejo e o estágio para jovens agricultores europeus com seminários dirigidos por especialistas e visitas a produtores de vinho da região.

Associação Borba Jovem visitou Centro Luís da Silva

Associao_BorbaJovemCentroLuisSilvaBA Associação Borba Jovem visitou na manhã de sábado, dia 14, o Centro de Apoio a Deficientes Luís da Silva, situado na freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Borba.

Durante a manhã cerca de 25 jovens vestiram a pele de Doutor Palhaço em nome da causa já muito conhecida como “Operação Nariz Vermelho”, Instituição Particular de Solidariedade Social que faz chegar alegria às crianças hospitalizadas, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço, de forma regular e com uma equipa de profissionais com formação especifica.

A coletividade decidiu apoiar esta causa comprando cerca de 80 Narizes de Palhaço e algumas T-Shirts da operação nariz vermelho contribuindo desta forma com alguma verba.

Ver aqui Foto-Reportagem

Euromilhões: Sorteio de 50 milhões na próxima sexta-feira

euromilhoesRCMNenhum apostar acertou na chave completa do sorteio de ontem do Euromilhões.

O segundo prémio vai para um apostador com boletim registado fora de Portugal, que arrecada cerca de um milhão de euros.

Quase 90 mil euros é quanto vão receber quatro apostadores que acertaram no terceiro prémio.

No sorteio da próxima sexta-feira vai estar em jogo um “jackpot” estimado de 50 milhões de euros.

A chave completa do concurso desta terça-feira do Euromilhões é composta pelos números 2 –  5 – 18 – 30 e 43 e pelas estrelas 1 e 10.