Alentejo recebe 122 médicos em formação

ULSNAO Alentejo conta com mais 122 médicos, todos eles ainda em fase de formação, distribuídos pelas unidades de saúde da região.

“No Norte Alentejano, isto é, nos hospitais e centros de saúde de Elvas e Portalegre, ingressaram, ao todo, 22 médicos”, de acordo com José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo: “11 médicos do ano comum e 11 do ano de especialização”.

A Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P. (ARSA) deu as boas vindas aos novos profissionais de saúde, numa sessão transmitida através de videoconferência pelo Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE (HESE) para as Unidades Locais de Saúde do Alentejo, Baixo Alentejo (ULSBA), Litoral Alentejano (ULSLA) e Norte Alentejano (ULSNA).

Foram assim colocados 71 médicos recém-licenciados para frequentar o ano comum do Internato Médico, 23 no HESE, 21 na ULSBA, 15 na ULSLA e 12 na ULSNA. Destes internos, cerca de 55% ficaram colocados até à 4ª opção de escolha e 11 internos através de sorteio realizado pela ACSS.

Pelo Internato Médico de 2014/A – Formação Especifica, foram colocados 51 médicos, sendo que 18 escolheram a especialidade de Medicina Geral e Familiar, 7 no Alentejo Central, 3 na ULSBA, 4 na ULSLA e 4 no ULSNA e 33 médicos internos em outras especialidades, 16 no HESE, 5 no ULSBA, 5 no ULSLA e 7 na ULSNA.

O internato médico realiza-se após a licenciatura em Medicina e corresponde a um processo único de formação médica especializada, teórica e prática, tendo como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área profissional de especialização.

Após o ano comum, os médicos candidatam-se a um concurso nacional para a escolha de uma especialidade, que corresponde ao período de formação específica cuja duração varia consoante a especialidade.