Exposição de bonecas no À Conversa Com de hoje

Ana_CacholaA exposição “As Bonecas das Avós e o Brincar ao Faz-de-Conta”, patente no Centro Cultural de Campo Maior, é um projeto da turma de Oficina de Ideias e Cidadania da Universidade Sénior de Campo Maior e é o tema de hoje do “À Conversa Com”.

Ana Cachola, professora desta disciplina, explica-nos que o objetivo deste projeto é “que os alunos participem ativamente na comunidade em que se inserem e que essa participação seja feita entre várias gerações, por um lado é uma forma de envelhecer ativamente por outro lado cumpre o objetivo da cidadania, porque a cidadania não é só o cumprimento dos direitos e deveres, mas também a participação ativa na sociedade”.

“As Bonecas das Avós e o Brincar ao Faz-de-Conta” pretende enviar uma mensagem às crianças “principalmente aos mais pequeninos, então pensámos passar-lhes a seguinte mensagem: as crianças hoje em dia têm um grande excesso de brinquedos, e então a mensagem é que eles pedissem menos brinquedos, e por outro lado também  que olhassem para o tipo de brinquedos com que brincam. “As Bonecas das Avós” servem mesmo de veículo a uma brincadeira mais imaginativa e mais criativa porque são bonecas muito simples”.

São cerca de 20 os alunos que participam neste projeto, com 18 bonecas expostas.

A inspiração para a realização deste projeto vem das bonecas com que as alunas brincavam antigamente.

A exposição “As Bonecas das Avós e o Brincar ao Faz-de-Conta” está patente no Centro Cultural de Campo Maior até dia 24 de janeiro.

Ouvir aqui “À Conversa Com”