CDOS realizou simulacro em Reguengos de Monsaraz

SimulacroCDOSReguengosO CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora realizou no dia 19 de dezembro no Município de Reguengos de Monsaraz um exercício na modalidade CPX (Command Post Exercise), com o objetivo de treinar a resposta das entidades com responsabilidade em matéria de proteção civil, no quadro da intervenção operacional perante uma situação de exceção decorrente de um evento sísmico.

Neste exercício realizado em sala, sem meios reais nem movimentação de forças no terreno, participaram o Serviço Municipal de Proteção Civil de Reguengos de Monsaraz e as entidades que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil.

   

O cenário envolveu um forte abalo sísmico com epicentro 16 quilómetros a oeste de Évora e magnitude de 6.2 a 6.9 na escala de Richter, que atingiu os municípios de Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Redondo, Évora, Viana do Alentejo, Mourão e Portel. No concelho de Reguengos de Monsaraz, este evento sísmico provocou dezenas de vítimas e desalojados, danificou a rede elétrica, destruiu habitações e afetou unidades de saúde, pontes e viadutos.  

   

No simulacro, a Comissão Municipal de Proteção Civil, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, José Calixto, ativou o Plano Municipal de Emergência e assegurou a coordenação e gestão das operações de proteção civil. No terreno estariam 75 operacionais de várias entidades, quatro binómios, 24 veículos e cinco máquinas diversas.

Foram analisados e resolvidos ainda outros cenários, como a ocorrência de distúrbios junto às superfícies comerciais e aos postos de abastecimento de combustível, tentativas de furto de bens das habitações afetadas pelo sismo que levaram ao reforço da segurança para evitar situações de pilhagens e açambarcamentos, um camião cisterna que capotou na estrada e estava a verter o conteúdo para o Lago Alqueva, o regresso a Lisboa de um embaixador que estava retido numa unidade hoteleira e uma situação de sintomas de febre elevada de dois cidadãos naturais da Libéria que tinha chegado recentemente ao concelho.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “este exercício foi um sucesso pois foram atingidos todos os objetivos definidos, nomeadamente aplicar as capacidades de resposta nas áreas de apoio logístico às forças de intervenção e à população, comunicações de emergência, gestão da informação pública e manutenção da ordem pública. Foram garantidas todas as condições e os meios para minimizar os efeitos da ocorrência, definidas as orientações sobre o modo de atuação das entidades e a coordenação das ações”.

José Ribeiro, Comandante Distrital da Proteção Civil de Évora afirmou que “o exercício permitiu treinar a resposta do sistema de proteção civil perante situações de exceção, bem como exercitar os procedimentos de ação e as missões definidas no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. Destaca-se neste âmbito a participação empenhada e cooperante de todas as entidades, o que permitiu dar uma resposta atempada, competente e adequada às várias solicitações decorrentes do exercício”.