Número de imigrantes em Portugal diminui

imigracaoA Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) emitiu um relatório onde traça as perspectivas anuais sobre migrações, revelando que em 2013 a população imigrante diminuiu para 401 mil pessoas, em comparação com o ano de 2012 que contava com 417 mil.

O principal motivo apontado para este decréscimo no que diz respeito às imigrações em Portugal é sobretudo a crise económica e a naturalização da população estrangeira.

O relatório da OCDE indica também que quase um em quatro imigrantes é brasileiro, embora também se tenha registado uma quebra nesta população. Contudo, o número de vistos de longa duração cresceu em 2012, para 15 800, registando-se ainda um aumento no número de vistos para estudantes estrangeiros e um pequeno crescimento no número de vistos de trabalho.

“A saída crescente dos imigrantes de longo prazo, que começou com a recessão, prossegue”, observa a OCDE, que destaca o facto de 96%, das 121 500 pessoas que deixaram o país em 2012, eram portuguesas e apenas 4% estrangeiras.