Elvas: Paulo Canhão Presidente da Assembleia Municipal

PauloCanhoAssembleiaMunicipal

Paulo Canhão é o novo presidente da Assembleia Municipal de Elvas, ocupando o cargo donde se demitira, em 29 de setembro último, Pedro Barrena.

A eleição realizou-se ao início da tarde desta segunda-feira, na sessão ordinária deste órgão, realizada no salão nobre dos Paços do Concelho.

Em declarações à Rádio Campo Maior, mostrou-se “satisfeito apesar dos três votos em branco. Penso que é uma das melhores votações que houve nesta casa nos últimos anos, quando se vota este cargo. Estou ciente das dificuldades que irei encontrar nos próximos três anos mas também consciente de que tudo farei para que os trabalhos decorram dentro da normalidade, respeitando todos os partidos e deputados com assento municipal”.

“Acho que, independentemente das opiniões, deve haver respeito, consideração e amizade entre as pessoas. Eu disse aqui, entes de tomar posse, que para mim há duas palavras que começam pela letra P, que são pessoas e política e para mim as pessoas estão sempre acima da política”.

Em 26 votos, Paulo Canhão recolheu 23 votos favoráveis e três abstenções, numa votação em que o voto foi secreto.

Para José Manuel Rato Nunes, eleito pelo CDS-PP na Assembleia Municipal, “este resultado já era esperado desde que este nome foi indicado pela maioria eleita na Assembleia Municipal. Temos a certeza que os trabalhos vão ser conduzidos de forma intensa e vão decorrer da melhor forma”.

João Paiva, eleito pelo PSD, referiu que “é com agrado que vejo a eleição de Paulo Canhão para este cargo”.

João Orelhas, eleito pela CDU na assembleia municipal, espera que seja “um presidente isento e imparcial”.

Já Anabela Cartas, da bancada socialista, refere que “o novo presidente está bem escolhido”.

Paulo Canhão, entre 2011 e 2013, já desempenhou as funções de presidente da Assembleia Municipal de Elvas, num mandato em que rendeu Carlos Pernas.

Ainda no decorrer desta sessão, Francisco Espiguinha, primeiro secretário da Assembleia Municipal de Elvas, apresentou a sua demissão do cargo, logo após a tomada de posse no novo presidente, alegando “motivos pessoais”.

Depois de reunir com alguns elementos da bancada socialista, o eleito pelo mesmo partido acabou por voltar atrás na decisão e ocupou o seu cargo.

Na sessão Ordinária marcada para esta segunda-feira, os eleitos aprovaram por unanimidade as grandes opções do plano, orçamento e mapa de pessoal para 2015.

 

PSP: Registo das ocorrências do Comando Distrital de Portalegre

PSPGenericaO Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu um comunicado para informar os resultados da sua atividade operacional e as ocorrências de maior relevo entre o dia 17 e o dia 23 de novembro.

Registaram-se na sua totalidade três acidentes rodoviários, dois em Elvas, dos quais resultaram um ferido leve e um acidente em Portalegre.

Foi realizada uma operação conjunta no âmbito da lei das armas na fronteira do Caia-Elvas-Badajoz, com a GNR, SEF, Direção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais Sobre Consumo e Cuerpo Nacional de Policía – Espanha. Foram também fiscalizados sete estabelcimentos e 18 vigilantes no âmbito de três ações de fiscalização da segurança privada; e registaram-se oito operações de fiscalização rodoviária, tendo sido controladas 864 viaturas e detetadas 68 infrações.

Relativamente às ocorrências, em Elvas foram detidos três homens com idades compreendidas entre os 20 e os 27 anos, por exercerem a condução de veículo automóvel sem que estivessem habilitados para tal. Foi também detido um homem de 41 anos, por resistência e coação sobre funcionário. Em Portalegre não houve nenhuma ocorrência a registar.

GNR: Resumo das ocorrências de 17 a 23 de novembro

GNR1O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana registou, entre os dias 17 e 23 deste mês, 36 ocorrências, correspondendo 15 a crimes contra pessoas, 15 ocorrências contra o património e seis correspondentes a crimes contra a vida em sociedade.

No que respeita às detenções, doram efetuadas seis, quatro pro crime de condução de veículo com taxa de álcool superior a 1,20g/l; uma por crime de detenção ou tráfico de armas proibidas; e uma por mandado de condução da Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

Um cidadão português de sexo masculino, maior de 25 anos, foi detido por crime de detenção de armas proibidas (arma de caça), calibre 12 e 25 munições, este mesmo individuo tinha pendente um mandado de captura para cumprimento de pena de prisão, relativo a um outro processo.

Registaram-se também 16 acidentes de viação resultando um ferido grave e seis leves, e foram desencadeadas 126 operações e fiscalização, tendo sido fiscalizados 910 condutores/veículos. Respeitante à Proteção da Natureza e Ambiente foram detetadas sete infrações.

 

Natação: CEN participou no Torneio Regional do Fundo Inter-associações

CEN22NovO Torneio Regional do Fundo Inter-associações de Infantis e Juvenis realizou-se este fim-de-semana, dias 22 e 23 de novembro, em Ponte de Sor, e contou com a participação da Associação de Natação do Interior Centro (ANICentro), Associação de Natação do Alentejo (ANAlentejo) e a Associação de Natação do Distrito de Santarém (ADNDS).

Pela ANIC participaram seis clubes, entre os quais o Clube Elvense de Natação (CEN)com quatro atletas infantis, Ana Filipa Santos, Filipe Renga, Carolina Fernandes e Joaquim Meruje e seis atletas juvenis, Inês Renga, Lúcia Mendes, Gonçalo Passareiro, Ana Rita Madeira, Patrícia Lameiras e Alexandre Santa.Cen23Nov

Os atletas do CEN obtiveram as seguintes classificações:

Infantil B Masc: Filipe Renga 3º Lugar; Infantil B Fem: Ana Filipa Santos 7º lugar; Infantil A Masc: Joaquim Meruje 2º Lugar (vice Campeão Regional de Fundo); Infantil A Fem – Carolina Fernandes 4º Lugar; Juvenil B Fem – Inês Renga 1º Lugar (Campeã Regional de Fundo),  Lúcia Mendes 5º Lugar; Juvenil B Masc – Gonçalo Passareiro 3º Lugar; Juvenil A Masc- Alexandre Santa 3º Lugar; Juvenil A Fem – Ana Rita Madeira 7º Lugar e Patrícia Lameiras 8º Lugar.

 

Centro Interpretativo de Identidade Local da Esperança na edição da Conversa

PatriciaFloresMuseuRCMO Centro Interpretativo de Identidade Local (CIL) da Esperança, inaugurado em maio de 2013, é o tema da edição do À Conversa Com desta segunda-feira, com a convidada Patrícia Flores, responsável pelo Centro.

Neste centro, situado em Esperança, o visitante percebe “a história da freguesia, o património que nela existe, e sobretudo as vivências das suas gentes”, segundo Patrícia Flores.

O espaço era um antigo lagar de azeite, que foi recuperado pela Câmara Municipal de Arronches e mantém a sua estrutura e maquinaria original.

No CIL tem-se acesso a toda a informação disponível acerca da arqueologia e do património, com recurso a mapas interativos e também a filmes.

O fluxo de turistas tem aumentado e, segundo Patrícia Flores, na sua maioria o perfil do visitante é “informado e vem à procura de algo que já conhece, e sobretudo o turista que pretende visitar a arte rupestre”, na sua maioria estrangeiro.

Ouvir aqui À Conversa Com

Futsal: SIR venceu Fronteirense por 1-3

Futsal_imagemA SIR visitou no passado sábado o Fronteirense, em partida a contar para a nona jornada do Campeonato Distrital de Futsal da Associação de Futebol de Portalegre, conseguindo uma vitória por 1-3.

Foi preciso esperar até ao minuto 12 para que chegasse o primeiro golo por intermédio de Litos, depois de uma boa jogada coletiva. Passados dois minutos o Fronteirense chega ao empate, aproveitando um erro defensivo da SIR.

Na segunda parte Djordy, ao minuto quatro, fez o 1-2 para a SIR, e novamente Litos marca o terceiro golo para a equipa de Elvas, fechando assim o resultado desta partida, com o Fronteirense a ser derrotado em casa.

 

Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre já tomou posse

ErvedalA tomada de posse dos Corpos Sociais da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre para o biénio 2014/2016 decorreu no passado dia 20 de novembro, pelas 17h30 no edifício da Junta de Freguesia de Ervedal.

Esteve presente o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, bem como o presidente do Município de Avis, Nuno Silva, vereadores e o presidente da freguesia local.

Sara Madeira, a presidente da direção eleita, na sua primeira intervenção agradeceu a todos os presentes o testemunho desta singela cerimonia, realçou a sua juventude como fator determinante para alicerçar no trabalho e motivação, levar a bom termo a difícil tarefa de gerir fundos, incrementar práticas e melhorar resultados. Para isso conta com a colaboração dos restantes membros, o vice-presidente Feliz Valério, o tesoureiro Carlos Valente, a secretária Ana Fino e o vogal Jorge Martins.

Os restantes Órgãos ficam assim preenchidos:

Assembleia Geral

Presidente: Hermenegildo José Durão Rodrigues

Vice-Presidente: Manuel Francisco dos Reis Trabuco

Secretário: Dália Anabelo Gaiato Micaelo

 

Direção Administrativa

Presidente: Sara Marisa Barreto Costa Madeira

Vice-Presidente: Feliz Martins de Almeida Valério

Tesoureiro: Carlos Manuel Casaca Valente

Secretário: Ana Maria da Silva Fino

Vogal: Jorge Armando Guerra Martins

 

Conselho Fiscal

Presidente: Eduardo João Almeida Cristiano

Vice-Presidente: Vilma Lavadinho Rodrigues

Relator: João Paulo Dias Guedes

 

Conselho Jurisdicional

Presidente: Manuel Carlos Pereira Caldeira Fernandes

Vogal:   Manuel Francisco Paio Ferreira

Vogal:   Mónica Sofia Bizarro Figueira

 

Conselho de Arbitragem

Presidente: Artur Ilidio Solas Ramalho

Vogal:   Samanta Alexandra Gomes Gonçalves

Vogal: João Miguel Morais Relvas

Portalegre: CGTP promove marcha em defesa dos valores de Abril

cgtpA União dos Sindicatos do Norte Alentejano (USNA/cgtp-in) e os sindicatos seus filiados organizam hoje, na cidade de Portalegre a fase distrital da Marcha Nacional em defesa dos valores de Abril no futuro de Portugal.

A iniciativa, com concentração às 10 horas no Rossio, seguida de desfile até ao Largo do Café Central, onde decorrerá um comício, envolve todo o movimento sindical de classe e contará com a presença de José Augusto Oliveira membro da Comissão Executiva e do Secretariado da CGTP-INTERSINDICAL NACIONAL.

A Marcha pretende chamar todos e todas as vítimas das políticas de empobrecimento a participarem na construção de alternativas e na exigência de um novo governo e novas políticas.